Escolas deverão retomar no dia 8 de setembro

0
179
????????????????????????????????????

Na coletiva do governo de São Paulo desta quarta-feira (24/06/20), o tema foi a Educação.

O governador João Dória anunciou que a retomada das aulas presenciais nas redes públicas e privadas deverá ocorrer somente no dia  8 de setembro, dependendo das condições da pandemia.

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, que se recupera do contágio de coronavírus, relatou que as medidas são válidas para todo o sistema educacional de São Paulo, do ensino infantil até o superior, que somam mais de 13 milhões de estudantes, incluindo ainda a educação complementar como os cursos de inglês.

O plano com protocolos bem definidos de proteção à saúde prevê o rodízio de alunos e combinação de aulas presenciais com manutenção do ensino à distância.

Atualmente as aulas das escolas estaduais estão sendo por via digital, embora muitos reclamam da dificuldade de acesso.

Escolas particulares também precisarão seguir uma série de restrições, tais como a suspensão de atividades coletivas, redução do número de alunos em salas de aula e aferição de temperatura.

Nesta primeira etapa poderão funcionar com até 35% da capacidade física, mantendo o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes.

È necessário também revezar os alunos e as cidades estarem na fase amarela.

 

Para a segunda etapa, a capacidade será aumentada para 70%.

A transição para a terceira  fase, com 100% de presença,  vai depender da permanência por 14 dias de ao menos 60% dos departamentos de saúde do Estado na fase 4-verde.

Em caso de regressão da saúde, as aulas poderão ser novamente suspensas.

Durante todo o período, a orientação é que o ensino à distância continue, para atender os alunos que ainda não voltaram, bem como para professores e estudantes de grupos de risco.

Lembrando que as medidas de higiene são prioritárias, como uso obrigatório de máscaras durante a permanência na escola e no transporte escolar; uso de álcool gel; fornecimento de água potável individual; maior limpeza das áreas coletivas e retirada de lixo frequente

Em agosto, as equipes gestoras e o corpo docente das escolas deverão passar por treinamento e capacitação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA