Quinta, 25 de Abril de 2024

Confira a vacinação contra Covid-19 na região neste final de semana

Santo André e São Bernardo antecipam 4ª dose para idosos 80+; Mauá foca nas pessoas atrasadas; e Diadema ultrapassa 900 mil doses aplicadas
Por janete ogawa
18 de março de 2022 - Foto: Edu Guimarães/PMM

SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André começa neste sábado (19) a aplicar a quarta dose da vacina contra Covid-19 em idosos com mais de 80 anos. A vacinação ocorrerá mediante agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. A imunização ocorrerá também no domingo (20).

Para receber a quarta dose de reforço, os idosos devem ter completado o ciclo vacinal, ou seja, devem ter recebido as três doses da vacina há pelo menos quatro meses.

“Mais um importante reforço para a imunização dos idosos com mais de 80 anos. Com a cobertura vacinal completa, estamos superando a pandemia e atingindo índices de controle da doença que nos dão segurança para uma retomada gradual e segura”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade e comprovante das primeiras doses. Com mais de 1,6 milhão de doses aplicadas, 100% da população com mais de 12 anos já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 71% da população acima de 18 anos já está com a imunizado completa.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com pontos drive-thru e unidades de saúde estrategicamente posicionadas para a vacinação do público-alvo.

Doação de alimentos – As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação drive-thru da cidade. Essa ação contribuirá com a iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que está recebendo doações.

 

 

 

SÃO BERNARDO

 

A Prefeitura de São Bernardo antecipou para esta sexta (18/03) o início da aplicação da quarta dose em idosos de 80 anos ou mais que tenham tomado a terceira dose há pelo menos 4 meses, conforme prevê o Plano Estadual de Imunização (PEI). Pessoas de 90 anos ou mais serão vacinadas em domicílio e o público entre 80 e 89 anos poderá se dirigir a uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para imunização por demanda livre, conforme o horário de atendimento de cada unidade. É preciso apresentar documento de identificação e o comprovante das doses anteriores.

O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com encerramento da vacinação às 18h.

De acordo com o prefeito Orlando Morando a estratégia de antecipar a vacinação dos públicos tem funcionado desde o início da campanha contra a Covid-19. “Essa população já completou o intervalo de 4 meses exigido entre as doses e temos vacina em estoque, portanto, as equipes já estão trabalhando para antecipar a imunização deste grupo mais vulnerável contra a doença”, relatou.

Cerca de 2 mil idosos com 90 anos ou mais estão aptos no município para receber a quarta dose. Qualquer imunizante já aprovado pela Anvisa (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen) poderá ser usado nesta fase da campanha.

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, explica que as doses adicionais são responsáveis pela reativação da resposta imunológica do organismo. “Quando aplicamos o imunizante estamos despertando nosso corpo e o mantendo em alerta no combate daquela doença. Como a vacina ainda não impede a contaminação, ativar o mecanismo de defesa é fundamental para evitar os casos graves e as internações”.

VACINAÇÃO POR LIVRE DEMANDA – São Bernardo oferta a imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.

COBERTURA VACINAL – Até esta quinta-feira (17/03), São Bernardo contabiliza 1.826.752 doses aplicadas contra a Covid-19, o que confere uma cobertura vacinal de 100% da população adulta com pelo menos uma dose, 96% com a segunda dose e 69% com a dose de reforço. Entre as crianças, de 5 a 11 anos, 59.425 já receberam a primeira dose e 21.153 as duas doses, o que representa 84% e 30% deste público-alvo. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 97% para primeira dose ou dose única e de 89% para a segunda dose.

 

 

MAUÁ

 

Quem está em atraso com a vacina contra a Covid ou ainda não se imunizou tem nova chance neste fim de semana. No sábado (19/03), os profissionais de saúde estarão aplicando doses na Coop (Cooperativa de Consumo), localizada na Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra, das 9h às 16h.

Podem receber a vacina todos os públicos incluídos na campanha (5 anos ou mais). Desde janeiro do ano passado, Mauá já aplicou mais de 911 mil doses e segue avançando com a imunização.

As crianças de 5 a 11 devem estar com os pais ou responsáveis legais. Aquelas que tomaram uma das vacinas do calendário de rotina deverão esperar 15 dias para ser imunizadas.

O público com comorbidades precisa comprovar a condição por meio de receituário, exames ou relatório médico. Veja a lista no https://tinyurl.com/lista-comorbidades

Jovens de 12 a 17 anos também devem estar acompanhados pelo responsável e com a carteira de vacinação atualizada.

O registro no site vacinaja.sp.gov.br agiliza o atendimento — é necessário o CPF da criança para efetivar a inscrição.

Quem for ganhar a segunda ou terceira dose precisa levar o comprovante de vacinação e documento com foto (CNH ou RG).

A Prefeitura reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use máscara em ambientes fechados, em locais com muita gente ou se estiver com sintomas gripais, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.

 

DIADEMA

 

O município de Diadema ultrapassou a marca de 900 mil doses de vacina contra Covid-19 aplicadas em adultos, jovens e crianças a partir de 5 anos de idade. Desse total, 30.316 foram as doses iniciais para as crianças da cidade.
“É um orgulho para nossa cidade chegar a 900 mil vacinas aplicadas. Agradeço cada profissional envolvido nesta megacampanha. Ainda há muitos desafios para atingir 100% da população com segundas doses e doses adicionais, mas esse número mostra a potência da equipe de vacinação deste município. Também é um orgulho a marca das 30 mil crianças vacinadas em 60 dias de campanha pediátrica. Já passamos dos 60%, mas ainda é cedo para comemorar. Muitas crianças ainda estão risco e nossa meta é vacinar 100%. Estaremos tranquilos quando vacinarmos a última criança com as duas doses e não mediremos esforços para alcançar”, afirma Ferla Cirino, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.
Das 900 mil vacinas aplicadas, 342.766 são primeiras doses (D1), 315.158 segundas doses (D2), 186.961 terceiras doses (D3), 370 quartas doses (D4), 10.414 doses únicas, 30.316 primeiras doses infantis e 15.237 segundas doses para crianças de cinco a 11 anos de idade.
Atualmente, 100% da população adulta estão vacinadas com a primeira dose (D1), 97% estão com o esquema vacinal completo e 58% com a primeira dose do reforço (D3). Já o público infantil ultrapassou 62% de cobertura vacinal com a primeira dose.
“O grande desafio do momento está na ampliação das coberturas das faixas de menores de 20 anos, em especial a população que iniciou a vacinação recentemente como crianças de 5 a 11 anos, e também na busca dos faltosos de D3 e D2. É preciso que a quantidade de faltosos não aumente e sim diminua. Vamos buscar isso a partir do planejamento e da observação do cumprimento dos esquemas com base nos aprazamentos”, afirma a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.
Quem pode se vacinar
Atualmente, o imunizante está disponível para crianças entre 5 e 11 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos para D1 e D2, inclusive para quem está com atraso no esquema vacinal. Já a dose de reforço está liberada para pessoas acima de 18 anos. A quarta dose está disponível para idosos com 80 anos ou imunossuprimidos a partir de 18 anos que já receberam a terceira dose.
Antônio Francisco da Silva, de 86 anos, foi à Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro para receber a quarta dose e saiu feliz após receber o imunizante. “Sempre vim receber as outras doses no dia correto. Eu estou firme e forte”, garantiu.
Durante o período mais crítico da pandemia, José de Araújo Cavalcanti, de 87 anos, ficou em casa e reforçou os cuidados para evitar a covid-19. “Tomei todas as doses da vacina na UBS. É importante se proteger”, disse. Sua filha Raquel Cavalcanti foi acompanhar o pai e reforçou a importância de pensar no bem-estar coletivo. “A família está vacinada e ficamos tranquilos em saber que a gente não só se protege, mas também protege o próximo porque é uma questão de coletividade. Não é só a vacina do coronavírus, é para qualquer doença. É justamente por não pensar no bem-estar do grupo que muitos acabam não querendo tomar e acaba prejudicando o todo”, ressaltou.
Quem está apto a receber a vacina contra a covid-19 (D1, D2, D3, D4) ou em atraso, pode se dirigir a uma das 19 Unidades Básicas de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A UBS Piraporinha está em reforma, por isso, quem estiver referenciado na Unidade deve se dirigir à UBS Nova Conquista, localizada na Avenida Presidente Juscelino, 759, no mesmo bairro. Vale lembrar que as UBSs Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até as 18h.Confira a lista de endereços das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Para saber quais os documentos necessários para vacinação, leia mais em http://www.diadema.sp.gov.br/27730-vacinacao-covid-19-documentacao-necessaria-prazo-entre-as-doses-e-outras-informacoes-para-se-proteger.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *