Concluída primeira etapa do corredor Rudge Ramos-Vergueiro, em SBC

0
243

A Prefeitura de São Bernardo promoveu nesta quinta-feira (06/08/20) a entrega da primeira etapa do corredor exclusivo de ônibus Rudge Ramos-Vergueiro.

O trecho de 2 quilômetros de extensão, instalado entre a  Praça São João Batista e a Avenida Doutor Rudge Ramos, na divisa com a Capital, foi liberado para o tráfego dos coletivos no início da tarde pelo prefeito Orlando Morando, ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

Com a entrega do viário, a expectativa é a de que cerca de 70 mil passageiros, que utilizam o sistema, passem a ter mais conforto e rapidez no deslocamento pela região.

O novo viário, que integra o plano de modernização do sistema viário do município, recebeu nesta etapa investimento de R$ 12,5 milhões da Administração municipal, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, para instalação de 8 novas paradas de ônibus, localizadas no canteiro central, com parada à esquerda dos veículos, além de novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de sistema semafórico.

O corredor exclusivo de ônibus, instalado numa das principais ligações da região central de São Bernardo, ganhou ainda novo pavimento e recuperação do sistema de drenagem.

Para isso, foram utilizadas 3 toneladas de asfalto para substituição 15 mil metros quadrados de via.

“Nós acreditamos que o transporte público pode ser feito com qualidade. E é isso que estamos fazendo e mostrando aqui com a entrega de novos corredores exclusivos de ônibus em São Bernardo, inclusive, este do Rudge Ramos-Vergueiro que garantirá  mais rapidez para passageiros do sistema no deslocamento pela cidade”, destacou o chefe do Executivo. “O investimento continua ainda na renovação da frota municipal e na implantação de novas ferramentas, como o aplicativo que mostra em tempo real a localização dos ônibus”, complementou.

OPERAÇÃO ASSISTIDA – Nesta etapa inicial, o Corredor Rudge Ramos-Vergueiro irá contar com a Operação Assistida.

Ou seja, o tráfego de ônibus no viário será exclusivo de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e no fim da tarde, das 17h às 20h.

Fora destes horários e aos sábados, domingos e feriados, a circulação de veículos comuns será permitida.

A fiscalização contará com apoio de agentes do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Transportes e Vias Públicas.

SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa do corredor do Rudge Ramos-Vergueiro prevê ainda outros 4,7 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus, em trajeto que percorrerá a Avenida Senador Vergueiro até o Paço Municipal de São Bernardo, totalizando mais 22 paradas.

A obra atualmente está em ritmo acelerado, com previsão de entrega para os próximos meses.

ITINERÁRIOS –  O trecho liberado nesta semana será trajeto obrigatório para 13 linhas municipais. Confira abaixo a relação das linhas que irão circular pela faixa exclusiva do Corredor Rudge Ramos-Vergueiro.

01 – São Pedro/ Taboão via Rudge Ramos

04 – Baeta Neves/ Rudge Ramos

12 – São Pedro/ Santo Antônio via Rudge Ramos

14 – Orquídeas/ Rudge Ramos via Robert Kennedy

14R – Terminal Alvarenga/ Rudge Ramos via Robert Kennedy

15 – Detroit/ Rudge Ramos via Caminho do Mar

15A – Detroit/ Rudge Ramos via Robert Kennedy-Vergueiro

16 – Alvarenga/ Rudge Ramos via Castelo Branco

29 – Tupã/ Rudge Ramos via Balsa-Vergueiro

30 – Balsa/ Rudge Ramos via Caminho do Mar

38 – Terra Nova/ Taboão via Rudge Ramos

51 – São Pedro/ Rudge Ramos

53- Selecta/ Rudge Ramos via UFABC – Jardim Hollywood

 

 

Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA