ABC Dados revela as características da região

0
433

Com o foco voltado especificamente para a região foi lançado nesta quarta-feira (23/01/19) o ABC Dados, uma empresa privada que vem sendo acalentada há pelo menos um ano.

Trata-se do primeiro instituto de pesquisa do ABC, que tem por objetivo mostrar  a “cara” de uma metrópole importante no cenário nacional pelos valores econômicos, porém ofuscada  pela proximidade com São Paulo, a maior das capitais do Brasil.

Do idealismo político até a necessidade do povo, o ABC possui características próprias no mundo globalizado.

Desmistificar os mistérios dessa população que vive aqui é o principal objetivo dos diretores do ABC Dados, Marcos Soares e Maurício Mindrisz.

A dupla, que já possui experiência na área de pesquisas, apresentou o projeto pioneiro e a  primeira pesquisa  em evento realizado no Spazio Italiano, em Santo André.

Marcos Soares conta que “A cara do ABC” será realizada periodicamente nas sete cidades: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

 

 

A pesquisa inédita foi realizada entre os dias 11 e 15 de janeiro com indivíduos acima de 15 anos.

Entre as características pessoais, o ABC possui 52% de mulheres ante 48% de homens, na faixa etária de 30 a 49 anos.

A maioria (53%) nasceu na região e 62% moram no ABC há mais de 20 anos

Pelo menos 56% possui o Ensino Médio, completo ou incompleto; 48% vivem com renda de 2 a 5 salários mínimos; 72% trabalham ou estudam aqui; e 49% se declaram católicos e 25% evangélicos.

Em outro questionamento, 72% responderam que é um ótimo lugar para se viver.

Ressalta-se aí o município de São Caetano, cujo conceito é de 38% acima da média; 96% sentem-se orgulhosos pelo local onde moram e 65% afirmaram que não trocariam a cidade por outro.

Já Mauá tem o índice mais baixo (66%), influenciado pela crise política.

São Caetano também dispara no quesito satisfação com os serviços públicos, como Educação, Saúde  e Segurança (45%);  e Transporte (53%). Na reta oposta é o município mais insatisfeito no Trânsito (53%).

Mauá aparece como a cidade mais insatisfeita nesses mesmos serviços e tem o maior índice de satisfação no trânsito (36%).

Outras curiosidades mostram os ícones do ABC mais queridos: a avenida Dom Pedro II, em Santo André, como a via mais lembrada pelos entrevistados; o clube  Aramaçan; Parque Celso Daniel; a Universidade Metodista; o Hospital Mário Covas; o Galeto Restaurante; e o Grand Plaza Shopping.

A cidade mais citada é São Bernardo e a personalidade do ABC, o ex-presidente Lula.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA