Vacinação contra a gripe começa nesta quarta

0
399

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta quarta-feira, 10 de abril, em parceria com os municípios, a campanha de vacinação contra gripe.

A expectativa é imunizar 90% da população-alvo de 13,2 milhões de paulistas contra o vírus Influenza.

Na região metropolitana, onde está inserido o ABC, são 5,8 milhões de pessoas a serem imunizadas.

Considerando todo o território paulista, a meta é atingir a cobertura vacinal mínima de 90% entre os grupos prioritários, a saber: mais de 4,9 milhões de idosos (pessoas com 60 anos ou mais); aproximadamente 3 milhões de crianças com idade a partir de seis meses e menores de seis anos de idade; 1,3 milhões de profissionais de saúde; 451 mil gestantes e 74 mil puérperas (com até 45 dias após o parto), além de  pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, imunodeprimidos e outros.

As ações serão desenvolvidas em mais de 11,4 mil postos de vacinação em todo o Estado, entre postos fixos e volantes, com a mobilização de mais de 39 mil profissionais.

Conforme preconiza o governo federal, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no país.

Em 2018, até 15 de dezembro, foram notificados 2.538 casos de SRAG no Estado relacionados ao vírus Influenza, causador de gripes, e 580 óbitos.

A diretora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Helena Sato, falou com o apresentador Ricardo Leite no programa Bom Dia ABC desta terça-feira (09/04/19) sobre a campanha de vacinação contra a gripe:

 

 

Etapas da campanha de 2019

Etapa 1: a partir de 10 de abril, para crianças com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); haverá também atualização da carteira vacinal para esses grupos;

Etapa 2: a partir do dia 22 de abril, para trabalhadores de saúde, idosos (com 60 anos ou mais), indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros;

Dia D: 4 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA