Trilha Parque Nascentes, em Paranapiacaba, recebe manutenção

0
1126

Nesta segunda e terça-feira (18-19/09/17) a Trilha da Pontinha, a mais visitada no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, recebeu serviço de manutenção.

O trabalho foi realizado em um trecho que foi recuperado por meio da utilização da bioconstrução, uma técnica alternativa de manejo no qual são utilizados materiais naturais, como argila e bambu, que visa o aproveitamento de recursos disponíveis com impacto ambiental mínimo.

Segundo os responsáveis, a melhoria faz parte do programa de uso público da unidade, cuja gestão faz a manutenção das trilhas, incluindo a participação de moradores e, quando possível, utilizando técnicas alternativas de manejo.

A atividade foi realizada experimentalmente com supervisão de técnicos e funcionários das Secretarias de Meio Ambiente e Manutenção e Serviços Urbanos, além de monitores ambientais do parque.

A experiência foi registrada e monitorada pela equipe, com vistas à sua replicação e aprimoramento em ações futuras em outros locais da unidade conservação.

Parque – O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma unidade de conservação criada pela Prefeitura de Santo André em 2003 para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila de Paranapiacaba.

Em uma área de mais de quatro milhões de m², encontram-se uma grande riqueza da fauna e flora local.

Outra atração local são as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings e que dão o nome à unidade.

O parque conta com seis trilhas abertas, com visitas controladas realizadas através de acompanhamento de monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba capacitados.

Os monitores estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área.

O Parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Foto:Julio Bastos/Divulgação PSA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA