Todas cidades da região vão participar do Dia D da vacinação contra sarampo

0
643

Este sábado (20/07/19) é o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo.

Postos de saúde, estabelecimentos comerciais, terminais de ônibus e estações da CPTM e do Metrô serão pontos de imunização.

O objetivo é atingir jovens entre 15 e 29 anos, mas todos podem tomar a vacina.

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Regiane de Paula, conversou com o comunicador Laércio Maciel no programa Papo da Manhã desta sexta-feira (19/07/19):

 

Papo da Manhã

Agora, no Papo da Manhã, a secretária da saúde fala sobre a importância das vacinas. Acompanhe, e tire suas dúvidas:Ouça ao vivo no seu rádio AM 1570 kHzClique aqui http://bit.ly/WhatsappRadioAbcTelefone do Ouvinte: (11) 4435 9020Site: www.radioabc.com.brAplicativo Rádio ABC 1570Baixe no Iphone http://bit.ly/AppleRadioAbc1570Baixe no Android http://bit.ly/AndroidRadioAbc1570#RadioAbc1570

Posted by Rádio ABC on Friday, July 19, 2019

 

O Governo do Estado intensificou a vacinação em cinco cidades: Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Mas, todas as cidades da região vão participar do Dia D neste sábado.

 

SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André realizará neste sábado (20/07/19) o Dia D de vacinação contra o sarampo. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h realizando a imunização e atualizando a carteirinha de vacinação de jovens de 15 a 29 anos de idade.

Além das unidades de saúde, a rua Coronel Oliveira Lima receberá um posto avançado que fará a imunização das 8h às 17h, na esquina com a rua Dr. Albuquerque Lins.

A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal do grupo prioritário, que é considerado mais vulnerável a infecções devido à menor procura pela segunda dose da vacina.“Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir com o aumento da circulação de doenças. Tomar vacina é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Dra. Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira.

A falsa sensação de que não há necessidade de se vacinar faz com que a cobertura vacinal fique abaixo da média, aumentando então o risco de recirculação do vírus e trazendo de volta doenças antes consideradas erradicadas no país.

Ainda não há um tratamento específico para a doença e a melhor forma de prevenção continua sendo a imunização. A vacina tríplice viral garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba e é contra-indicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

Informações sobre a doença – O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de cerca de 12 dias, mas a transmissão da doença pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e se estender até o quarto dia depois que surgiram as manchas avermelhadas na pele.

Os sintomas mais comuns da doença são manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre, tosse persistente, mal-estar, irritação nos olhos, coriza, perda de apetite, manchas brancas na parte interna das bochechas, pneumonia, otite (infecção no ouvido) e encefalite (inflamação no cérebro).

 

 

SÃO BERNARDO

 

A Prefeitura de São Bernardo abrirá as 34 Unidades Básicas de Saúde neste  sábado (20/07), exclusivamente, para a realização do “Dia D” de vacinação contra o sarampo, das 8h às 17h.

A campanha, que teve início no dia 11 de junho, tem como objetivo imunizar 200 mil jovens, entre 15 e 29 anos. Todos os jovens que se enquadram na faixa etária devem procurar a UBS mais próxima para tomar a vacina. É obrigatória a apresentação de um documento de identidade e recomendável a apresentação da Carteira de Vacinação.

Neste período, pouco mais de 2% do público alvo, determinado pelo Ministério da Saúde, foi vacinado em São Bernardo. “O Brasil completaria neste ano 5 anos sem nenhum caso de sarampo. Infelizmente não conseguimos atingir esta meta. A vacina é fundamental na erradicação da doença, novamente. A população precisa fazer sua parte”, informou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Até o momento, a cidade já recebeu 100 mil doses para aplicação da vacina. A expectativa é que o Ministério da Saúde envie mais doses, conforme a necessidade. A campanha de vacinação contra o sarampo vai até 16 de agosto, com oferta da dose nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, de segunda a sexta. Além da campanha, os departamentos de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica estão realizando bloqueios em áreas com suspeitas de casos da doença, com imunização de parentes e vizinhos.

Estabelecimentos privados, como shoppings e supermercados também vão aderir ao “Dia D” nessa importante luta contra o sarampo. A ação é uma oportunidade para que pessoas ainda não imunizadas, e que não tem tempo de tomar a vacinar durante a semana, aproveitem o final de semana para a prevenção.

 

Confira a lista dos postos de vacinação:

 

UBS Paulicéia/Taboão – Rua Miragaia, 834

UBS Jordanópolis – Rua Oswaldo Cruz, 120

UBS Planalto – Rua Oragnof, 480

UBS Rudge Ramos – Rua Angela Tomé, 246

UBS Caminho do Mar – Rua Aura, 79

UBS Vila Dayse – Rua Vicente de Carvalho, 255

UBS Parque São Bernardo – Rua dos Vianas, 3.570

UBS Farina – Rua Maria Josefa Mendes, 15

UBS São Pedro – Rua da Comunidade, 100

UBS Santa Terezinha – Rua 2 De Outubro, 172

UBS Baeta Neves – Rua Giacinto Tognato, 1100

UBS Vila Euclides – Rua Anunciata Gobbi, 165

UBS Ferrazópolis – Rua Fernando Ferrari, 449

UBS Leblon – Rua Abramo Luchesi, 5

UBS Selecta – Rua Osvaldo Stuch, S/N

UBS Silvina – Rua Marques Barbacena, 85

UBS Montanhão – Estrada do Montanhão, 413

UBS Alves Dias – Rua Alexandre Bonício, 133

UBS Nazareth – Rua João XXIII, 380

UBS Vila Rosa – Rua Rosa Aizemberg, 613

UBS Vila Marchi – Rua Nestor Moreira, 480

UBS Alvarenga – Estrada Dos Alvarengas, 1.199

UBS Orquídeas – Estrada Poney Clube, 1400

UBS Jardim das Oliveiras – Estrada da Cama Patente, 458

UBS Ipê – Rua Lago da Mangueira, 329

UBS União – Rua dos Industriários, 17

UBS Demarchi – Rua Albino Demarchi, 131

UBS Batistini – Rua Manuel Carneiro, 120

UBS Represa – Rua Irati, 10

UBS Riacho Grande – Rua Santa Maria, 20

UBS Finco – Rua Fortunato B. Finco, 151

UBS Santa Cruz – Rua Hugo Vieira Pinto, 423

UBS Areião – Passagem Ayrton Senna, 55

Shopping Metrópole – Praça Samuel Sabatini, 200 – Centro

Golden Square Shopping – Av. Kennedy, 700 – Jardim do Mar

São Bernardo Plaza Shopping – Av. Rotary, 624 – Ferrazópolis

Sonda Supermercados – Avenida Pereira Barreto, 1.500 – Baeta Neves

 

 

SÃO CAETANO

 

A Campanha de Vacinação Contra o Sarampo tem o seu Dia D em São Caetano do Sul neste sábado (20/7), em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), na carreta Saúde em Movimento, na Estação São Caetano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e no Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim. A doença registrou alta de 303% no Estado de São Paulo no último mês.

O público-alvo é formado por jovens de 15 a 29 anos e profissionais da Saúde. Para se vacinar, basta comparecer a um dos postos com documento com foto e, se possível, com a carteira de vacinação – ver locais abaixo.

Desde o início da campanha, em 11 de julho, foram vacinadas 1.440 pessoas na rede municipal. A imunização vai até 16 de agosto. Neste ano, apenas um caso de sarampo foi confirmado na cidade.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. A transmissão ocorre por um vírus, de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções. Os sintomas mais comuns são coriza, olhos irritados, tosse constante, mal-estar e manchas avermelhadas na pele e brancas na parte interna da bochecha.

As doses de todas as campanhas de vacinação (contra o sarampo, gripe, febre amarela e outras doenças) são enviadas pelo governo do Estado. Em São Caetano, a Secretaria de Saúde segue rigoroso processo de controle de qualidade, desde o recebimento até a aplicação.

As vacinas são armazenadas na cadeia de frios do Hospital Municipal Maria Braido, separadas em geladeiras por tipo e lotes, e enviadas semanalmente às unidades de Saúde. Já nas UBSs, as equipes de profissionais seguem a planilha de controle, com o tipo de vacina, lote e data de validade. A aplicação é registrada na carteirinha de vacinação e também em sistemas eletrônicos da cidade e do governo federal, concluindo um processo seguro e organizado.

Confira onde se vacinar contra o sarampo. No Dia D, a vacinação nas unidades de Saúde será das 8h às 17h. De segunda a sexta-feira, segue os horários abaixo.

Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio) – das 8h às 20h30;

UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153, Bairro Oswaldo Cruz) – das 8h às 20h30;

Centro de Saúde Doutor Manoel Augusto Pirajá da Silva (Avenida Senador Roberto Simonsen, 282, Centro) – das 8h às 16h;

UBS Dr. Angelo Antenor Zambom (Rua Vanda, 11, Bairro Boa Vista) – das 8h às 16h;

UBS Caterina Dall Anese (Rua Prates, 430, Bairro Olímpico) – das 8h às 16h;

UBS João Luiz Pasqual Bonaparte (Rua Maranhão, 611, Bairro Santa Paula) – das 8h às 16h;

Cise João Castaldelli (Avenida Presidente Kennedy, 2.400, Bairro Olímpico) – das 8h às 16h;

Cise João Nicolau Braido (Rua Humberto de Campos, 600, Bairro São José) – das 8h às 16h;

Agência de Desenvolvimento do Bairro Prosperidade (Avenida Prosperidade, 441, Bairro Prosperidade) – das 8h às 16h;

Estação São Caetano da CPTM (Rua Serafim Constantino, s/n°, Centro) – das 13h às 16h;

Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim (ao lado do ParkShopping São Caetano) – dia 19/7, das 18h às 22h; dias 20 e 21/7, das 11h às 20h;

Carreta Saúde em Movimento – Programação no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

 

 

 

 

 

DIADEMA

O município de Diadema segue a orientação da Secretaria de Saúde do Estado e realiza, no próximo sábado (20/7/19), o Dia D de Vacinação contra Sarampo em dois postos de vacinação: o Terminal Metropolitano de Diadema e o Shopping Praça da Moça, que funcionarão das 10h às 16h.

Inicialmente, a cidade não estava entre os grupos prioritários para vacinação. Entretanto, devido à circulação do vírus do sarampo no Estado e no país, a Divisão da Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo definiu que, no Dia D, a campanha seria ampliada para os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além disso, São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Osasco e Guarulhos já estão entre os municípios prioritários.

A dose é destinada à população de 15 a 29 anos de idade. Pessoas com 30 anos ou mais serão imunizadas apenas após avaliação da carteira de vacinação, para identificar se há alguma dose em atraso.

A orientação é levar carteira de vacinação, documento de identidade com foto e cartão SUS, se tiver. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. No caso de dúvidas sobre se deve ou não tomar a dose, procure um posto de vacinação.

Transmissão

O sarampo é altamente contagioso e a transmissão do vírus da doença ocorre por gotículas do nariz, boca ou garganta, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou respira. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de 12 dias. Assim, a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e até o quarto dia depois que surgirem as placas vermelhas na pele.

Desde fevereiro de 2018, o Brasil registrou a circulação do vírus em 11 estados. Neste ano, o Estado de São Paulo confirmou 206 casos de sarampo até o início de julho.

Para proteger a população e reduzir a circulação do vírus, Diadema realizou a Campanha de Intensificação da Vacina Contra Febre Amarela e Sarampo/Caxumba/Rubéola entre os dias 10 de junho e 12 de julho.

Proteção

A única proteção contra o sarampo é garantida com a vacina SCR, que também protege contra caxumba e rubéola, e pode ser aplicada em crianças e adultos. Além da disponibilização da dose nas campanhas, a vacina também está incluída no Plano Nacional de Imunização, atividade de rotina das Unidades.

Para bebês, são necessárias duas doses, uma quando a criança completa um ano e o reforço aos 15 meses de idade. Para adultos, a recomendação é tomar duas doses. Caso a pessoa tenha mais de 30 anos, apenas uma é suficiente.

Serviço:

20 de julho de 2019, sábado, das 10h às 16h.

Postos de Vacinação:

  • Shopping Praça da Moça (Piso Araucária). Rua Graciosa s/n – Centro.
  • Terminal de Diadema. Avenida Presidente Kennedy, s/n – Centro.

 

 

RIBEIRÃO PIRES

 

Moradores com idade entre 15 e 29 anos poderão ser imunizados contra a doença. Todas as Unidades de Saúde da cidade disponibilizarão doses.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires promoverá nesse sábado, 20 de julho, o Dia “D” de vacinação contra o sarampo. Moradores com idade entre 15 e 29 anos poderão ser imunizados, independente de terem ou não recebido doses anteriores, nas Unidades de saúde do município, que estarão abertas das 8h às 17h.

Pessoas de outras faixas etárias, inclusive crianças que não tiverem recebido nenhuma dose da vacina, terão o caso avaliado pela equipe de enfermagem, seguindo

Orientação da Secretaria de Saúde do Estado. A campanha é realizada em cenário em que casos de sarampo, doença considerada erradicada desde 2016, voltaram ser registrados em São Paulo.

Unidades de Saúde:

UBS CENTRAL 

Rua Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro

Telefone: 4828-1458

UBS CENTRO ALTO

Rua Aurora, 61 – Centro Alto

Telefone: 4825-3042/4824-6787

USF GUANABARA 

Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes

Telefone: 4828-1466

USF JD. CAÇULA 

Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula

Telefone: 4828-1874

USF JARDIM LUSO 

Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso

Telefone: 4828-4503

USF JD. VALENTINA 

Rua Francisco Tometich, 905 – Jardim Valentina

Telefone: 4828-4794

USF OURO FINO 

Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

Telefone: 4827-0476

USF QUARTA DIVISÃO 

Estrada do Sapopemba, 5000 – Quarta Divisão

Telefone: 4827-9085

USF SANTA LUZIA 

Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

Telefone: 4825-5109

USF VILA SUELI 

Rua Antonio Zampol, 221 – Vila Sueli

Telefone: 4828-3732

 

Foto: Thiago Benedetti/PMD

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA