Tem início a Operação Verão Seguro em Ribeirão Pires

0
101

A Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires lançou nesta quarta-feira, dia 5/12/18, a Operação Verão Seguro (OVS), com o objetivo de reduzir os danos causados no período de chuvas fortes – entre 1º de dezembro de 2018 e 15 de abril de 2019 – segundo Decreto Municipal nº 6.876 de 2018.

A proposta da Operação é estabelecer um conjunto de ações preventivas e procedimentos emergenciais a serem adotados pelo Poder Público Municipal e pela comunidade, promovendo a organização e preparação de órgão públicos para o gerenciamento de emergência e situações de perigo aos cidadãos durante o período de fortes chuvas.

A Operação Verão Seguro busca o envolvimento de toda a cidade que deverá estar alerta quanto aos perigos das chuvas intensas.

Integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs); do Jeep Clube de Ribeirão Pires; da Rádio Pérola da Serra; do Corpo de Bombeiros; da Polícia Civil e Militar; do Conseg; e equipes das diversas secretarias da Prefeitura de Ribeirão Pires estão envolvidos nessa ação.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil da cidade, Cesar Theodoro, com a prevenção realizada corretamente antes do início do período de maior incidência de chuvas, os riscos diminuem. “Nossos agentes são treinados para realizar vistorias e orientações aos moradores, de forma a minimizarmos os efeitos causados pelas tempestades. Limpezas de vias e galerias evitam o acúmulo de sujeira nos esgotos”, declarou.

“Além das ações preventivas feitas pela Prefeitura, buscamos a conscientização da população na prevenção de situações de risco. Atitudes como despejar móveis e lixo na rua, encostas de rios e bueiros, colaboram para a situação de alagamento, por exemplo. Pequenos cuidados cotidianos, fazem a grande diferença e são fundamentais no trabalho de prevenção”, finaliza.

 

Foto: Mariana Rodrigues/Divulgação PMRP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA