São Caetano inaugura Centro de Endoscopia no Hospital Márcia Braido

0
162

São Caetano passou a ser, a partir desta quarta-feira (17/5/17), uma referência em exames e terapias endoscópicas. Isso porque a Prefeitura inaugurou o Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, que oferta à população uma série de exames de diagnósticos e terapêuticos de alta qualidade e alguns inéditos na cidade e região.

A entrega, na tarde desta quarta, reuniu profissionais da Saúde e autoridades municipais e foi realizada pelo prefeito José Auricchio Júnior e a secretária da pasta, Regina Maura Zetone.

“Já tínhamos exames endoscópicos na cidade e optamos por ampliar, incluindo serviços de referência e elevando São Caetano ao nível dos grandes centros do gênero”, disse o prefeito, que foi o responsável por realizar o primeiro exame endoscópico após a inauguração.

O Centro atende no primeiro andar do Hospital Infantil Márcia Braido, em uma ala que estava inutilizada há alguns anos.

O investimento na reforma e compra de equipamentos foi da ordem de R$ 600 mil.

Para os atendimentos, existe uma parceria estratégica com a Faculdade de Medicina do ABC.

A capacidade é de 650 exames por mês, com atendimento agendado e emergência 24 horas. “É um centro moderno, pensado exclusivamente para este fim, com um fluxo correto dos pacientes e materiais. E este espaço é o primeiro módulo reabilitado deste hospital. Estamos reformando e vamos entregar ainda os leitos do 3º andar, que foi desativado na administração passada, e a UTI pediátrica, entre outras alas”, afirmou a secretária de Saúde.

O Centro realiza a endoscopia digestiva alta, a broncoscopia (vias respiratórias) e a colonoscopia.

Um procedimento inédito é o CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica), um procedimento terapêutico nas vias biliares e pancreáticas que chega a evitar a intervenção cirúrgica. Haverá também, em breve, a endoscopia bariátrica (para casos de obesidade mórbida).

HOMENAGEM
Médico ginecologista de grande história na cidade, Dr. Odair Manzini empresta o nome ao Centro de Endoscopia.

Sua família foi homenageada no evento de inauguração, sendo que sua filha, Eduarda Manzini, fez discurso emocionado: “Temos orgulho do legado deixado por meu pai”.

Centro antes da reforma

Fotos: Divulgação PMSCS

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA