São Caetano apresenta Carreta Saúde em Movimento neste domingo

0
935

A Saúde de São Caetano  não para de crescer e de inovar.

Mais uma prova disso será dada com a entrega da Carreta Saúde em Movimento, parte da estratégia do programa homônimo da Prefeitura, que descentraliza o atendimento médico, aproximando-o da população.

A unidade móvel será apresentada neste domingo (17/3/19), às 10h30, na Praça dos Imigrantes, na Avenida Presidente Kennedy.

A carreta é equipada com três consultórios, prontos para atender diversas especialidades, de acordo com a demanda que se apresentar.

Na data da entrega, serão realizados atendimentos de clínica médica, pediatria e ginecologia. Conta, ainda, com aparelho de ultrassonografia e mesa ginecológica, entre outros equipamentos.

A capacidade de atendimento é de até 400 pacientes por dia.

“Cuidar das pessoas é levar os serviços de saúde para perto da população, para dentro dos bairros. E é isso o que faremos com a Carreta Saúde em Movimento”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior, ao ressaltar ainda o caráter de atendimento por livre demanda, ou seja: chegou, é atendido. Sem necessidade de agendamento.

“Esta unidade fará uma grande diferença em apoio à estratégia saúde da família, especialmente nas ações de promoção e prevenção de saúde, bem como nas campanhas em massa, como vacinações, além de atendimentos em horários e dias alternativos”, afirma a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Após os atendimentos no domingo, na Praça dos Imigrantes, na primeira semana a Carreta ficará à disposição dos bairros afetados pela enchente causada pelas fortes chuvas de domingo (10/3) e segunda-feira (11/3), sempre das 9h às 16h.

Confira a programação:

Domingo (17/3) – Bairro Olímpico (Praça dos Imigrantes)

Segunda (18/3) – Bairro Centro (Rua Conselheiro Antônio Prado)

Terça (19/3) – Bairro São José (Avenida Antônio da Fonseca Martins)

Quarta (20/3) – Bairro Nova Gerty (Praça da Rua Iguassú)

Quinta (21/3) – Bairro da Fundação (ao lado da Paróquia São Caetano – Matriz Velha)

Sexta (22/3) – Bairro Prosperidade (Praça da Riqueza)

Sábado (23/3) – Bairro Jardim São Caetano (Praça da Avenida Papa João XXIII)

 

Saúde ganha hospital e UPA neste sábado

 

A Prefeitura de São Caetano  dá dois grandes presentes à população neste sábado (16/3), às 10h30.

A reinauguração do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula) e a inauguração da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, em prédio anexo.

Com as entregas dos equipamentos, há também outra grande novidade: a reestruturação do sistema de atendimento de urgência e emergência de São Caetano.

No novo modelo, os portadores do Cid Card (e futuramente do Cartão São Caetano) deverão buscar atendimento no Hospital Albert Sabin.

Os que não possuem o Cid Card serão atendidos na UPA.

Já o atendimento infantil (até 14 anos) permanecerá sendo realizado no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido para quem tem o Cid Card.

Quem não possui o cadastro será atendido na nova UPA.

“Este novo modelo reorganiza o nosso sistema de atendimento de urgência e emergência. Isso significa um serviço significativamente mais qualificado, com mais agilidade e eficiência no acolhimento aos pacientes”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

O chefe do Executivo realizou visita técnica às unidades na tarde de quarta-feira (13/3).

Os atendimentos serão iniciados no dia 23 de março, às 7h, tempo necessário para a transferência de toda a estrutura física e de pacientes internados, que atualmente são atendidos no Hospital São Caetano.

A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, destaca que ambas as unidades já iniciarão os atendimentos com o prontuário eletrônico, uma das medidas de informatização da rede que asseguram atendimentos mais ágeis e eficientes.

Dentro da estratégia de saúde conectada também está inserido plantão médico 24 horas de profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) para sanar eventuais dúvidas sobre os laudos dos exames.

A medida resultará em diagnósticos mais precisos.

Com a ampla reforma, o Hospital Albert Sabin, com funcionamento 24 horas, contará com três salas de atendimento clínico, ortopedia, cirurgia, psiquiatria, sala de medicação e atendimento oftalmológico aos fins de semana.

São 16 leitos de internação clínica, cirúrgica ou ortopédica, nove leitos de UTI e três leitos de psiquiatria.

O Hospital será entregue com capacidade para realizar 10.000 atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias.

Já a UPA, também com funcionamento 24 horas (abrangendo adulto e infantil), terá três salas de atendimento clínico, duas salas de atendimento pediátrico, uma sala de atendimento odontológico, radiografia, exames laboratoriais, sala de medicação adulto e sala de medicação infantil.

São cinco leitos de emergência (adulto e infantil), 15 leitos de observação adulto e sete leitos de observação infantil.

A capacidade operacional é de 10.000 atendimentos adultos de urgência e emergência por mês, além de 3.500 atendimentos infantis de urgência e emergência por mês.

 

Fotos: Letícia Teixeira/PMSCS

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA