São Bernardo registra 7 mil atendimentos na Semana da Mulher

0
206

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou atendimentos prioritários ao público feminino em toda as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre os dias 5 a 9 de março.

Ao longo desta semana, 7.000 atendimentos foram ofertados, entre consultas ginecológicas, coletas de Papanicolau e exames preventivos de câncer de mama.

Os exames mais procurados foram o Papanicolau e a mamografia, para mulheres acima de 50 anos.

A UBS São Pedro chegou a registrar 544 coletas de Papanicolau e 248 pedidos de mamografia.

As unidades com maior demanda dos testes foram nos bairros São Pedro, Silvina, União e Demarchi.

As pacientes que apresentaram anormalidades nos resultados foram encaminhadas para a realização de exames mais aprofundados.

Porém, se houver necessidade, serão encaminhadas para tratamento no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).

Além do atendimento médico, as unidades foram enfeitadas para acolher as pacientes da melhor forma possível.

Também foram realizadas orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas, discussões sobre a importância dos exames preventivos e cursos de auto maquiagem e dicas de beleza com profissionais especializados.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, classificou a ação como uma alternativa de conscientização.  “Ao longo da semana, incentivamos todas as mulheres prestarem atenção no seu corpo. É necessário e extremamente importante cuidar da nossa saúde. O diagnóstico precoce pode salvar a vida dessas pessoas e a Prefeitura está empenhada em melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento oferecido aos nossos pacientes”, salientou Morando.

Para encerrar a semana de comemorações, a Prefeitura apoiou uma ação, realizada no último sábado (10/03), no Shopping São Bernardo Plaza, pela Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo) e a Faculdade de Medicina do ABC, na disciplina de ginecologia.

No local, foram realizados 150 testes rápidos de HIV e Sífilis e também orientações sobre o HPV.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, participou da ação acompanhado da Presidente da Sogesp ABC, Dra. Elizabeth Nasser.

“Ações de conscientização são de extrema importância para saúde pública. Precisamos conversar com a população, incentivá-los e ainda orientar sobre os perigos causados pelas doenças sexualmente transmissíveis. Estamos trabalhando para melhorar a saúde da nossa cidade e a vida da população”, comentou Reple.

 

Foto: Divulgação/PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA