São Bernardo promove Pedal Caminhos do Capivary neste domingo

0
305

Para celebrar o “Dia Mundial da Água”, comemorado em 22 de março, e o aniversário de 94 anos da Represa Billings, no dia 27 deste mês, a Prefeitura de São Bernardo organiza, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, a 3ª edição do Pedal Caminhos do Capivary.

A atividade está inserida na “Quinzena da Água”, uma série de eventos que discute a importância dos recursos hídricos.

“A cidade de São Bernardo está cercada por áreas de proteção aos mananciais e nos limites da Represa Billings. Organizar a pedalada é uma forma de conscientizar diferentes públicos, mostrando as diferentes facetas do meio ambiente, no qual todas as pessoas estão incluídas, independentemente de sua idade, gênero e categorias sociais”, afirmou o secretário Dr. José Gobbis Pagliuca.

A saída está prevista neste domingo (24/03/18), às 8h30, em frente ao Clube de Campo CCS, na Estrada Henrique Rosa, altura do número 2000, no Jardim Tupã, antes da Balsa João Basso.

O 3º Pedal contará com cerca de 400 participantes, que se inscreveram previamente pela internet.

Os participantes também aderirão à campanha de doação de alimentos não perecíveis, que será revertida ao Fundo Social de Solidariedade.

Em 2018, o evento contou com 190 participantes e 121 kg de alimentos arrecadados.

Os ciclistas desbravarão 32 km, passando por caminhos de terra e asfalto dentro da rota turística “Caminhos do Capivary”.

Entre os locais a serem visitados estão a Barragem do Rio Passareuva e o Sol Pescarias.

As inscrições já foram encerradas e esta atividade não é indicada para ciclistas iniciantes.

CIRCUITO HISTÓRICO – O circuito Caminhos do Capivary abriga muitas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica.

Esse trecho também conserva alguns aspectos do modo de vida das regiões rurais, às margens da Represa Billings e do lado do Parque Estadual da Serra do Mar.

Conhecida como a última fronteira do município, esse circuito resgata a história da colonização da cidade, pois foi onde se estabeleceu muitos imigrantes de diversos países, sobretudo italianos e poloneses, que foram a base do desenvolvimento da indústria moveleira da cidade.

ANIVERSÁRIO DA REPRESA BILLINGS – O Plenarinho da Câmara dos Vereadores recebe, na terça-feira (26/03/19), o minicurso “Recursos Hídricos: de onde vem a água e como é realizado o seu tratamento”, das 9h às 12h.

Inscrições gratuitas ainda estão abertas.

Mais informações pelo link: www.encurtador.com.br/kEQ59. Vagas limitadas.

A Quinzena da Água será encerrada na quarta-feira (27/03), com o aniversário da Represa Billings, que completa 94 anos.

O evento ocorrerá das 9h às 11h, no deck da Prainha do Riacho Grande, com os alunos da EMEB Prof. Suzete Aparecida dos Santos.

Foto: Gabriel Inamine/Divulgação PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA