São Bernardo institui programa de atenção ao idoso

0
686

Com o intuito de oferecer uma longevidade saudável e qualidade de vida, a Prefeitura de São Bernardo lançou, nesta quinta-feira (21/06/18), a primeira unidade de saúde com atendimento exclusivo aos idosos: “Cuidadoso”.

O programa irá funcionar nas dependências na UBS Rudge Ramos, localizada na Rua Ângela Tomé, 246, no bairro do Rudge Ramos, podendo ser ampliado a demais regiões no futuro.

O atendimento vai ocorrer por meio de atendimento médico, com especialistas em geriatria, consultas odontológicas e orientações com farmacêuticos e sobre o uso correto de medicamentos.

Além disso, por meio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), também serão ofertados serviços de fisioterapia e fonoaudiologia, atendimentos com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e atividades físicas, com o auxílio de um educador físico.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou da cerimônia de inauguração acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da secretária de Assistência Social, Laerte Soares, do diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi, vereadores da base aliada e demais autoridades, além de pacientes da unidade.

“Com muita satisfação e alegria, entregamos mais um serviço de Saúde para a nossa cidade. O Cuidadoso estava no nosso plano de governo e mais uma vez conseguindo tirar a promessa do papel. Aqui os idosos irão receber um atendimento de referência, com profissionais extremamente capacitados”, comemorou Morando.

Responsável da pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple esclareceu que os pacientes serão referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhados para o Cuidadoso. “Desenvolvemos um questionário para a avaliação dos pacientes, que será aplicado pelos médicos nas UBSs. Os idosos irão responder 17 perguntas. Cada resposta possui uma pontuação. Os pacientes que atingirem 11 pontos ou mais serão referenciados para a nova unidade”, explicou.

Aceitação – Usuária da UBS Rudge Ramos, a aposentada de 64 anos, Elizabeth Patrizzi, agradeceu pelo trabalho que a Prefeitura vem realizando aos idosos. “Tenho certeza que essa unidade dará super certo. Nós idosos, precisamos de um cuidado especial e um atendimento diferenciado. Não tenho palavras para agradecer pela estrutura médica que teremos neste lugar”, disse.

A médica geriatra que irá atuar na unidade também agradeceu a função e parabenizou a Prefeitura pela preocupação com os pacientes. “Estou muito satisfeita em trabalhar neste centro de cuidados. Tenho certeza que aqui iremos proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos nossos pacientes”, salientou Dra. Maria Cristina Passareli.

O chefe do Executivo também esclareceu que o Cuidadoso trata-se de um programa piloto, que pode ser expandido para outros bairros da cidade. “Começamos pela UBS Rudge Ramos devido a grande concentração de pessoas com mais de 60 anos nesta região. Mas, a nossa intenção é que o Cuidadoso seja introduzido em diversos outros bairros da cidade”, apontou.

Fotos: Omar Matsumoto/Divulgação PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA