São Bernardo e Mauá prorrogam vacinação contra gripe e ampliam grupos prioritários

0
917

A Prefeitura de São Bernardo anunciou, nesta segunda-feira (26/06/17), que vai aderir à decisão da Secretaria de Saúde do Estado e vacinar novos grupos prioritários.

A partir de hoje, pessoas entre 50 e 54 anos, motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário e motoristas de táxi também poderão tomar a vacina contra o vírus da influenza.


Desde que a campanha foi lançada, no dia 17 de abril, São Bernardo já imunizou 78.877 idosos, o que representa 99,99% da população.

Ao todo, aproximadamente 136.830 mil pessoas (85% da população) se vacinaram.

Com os demais grupos, os números no município foram: 19 mil profissionais da Saúde (77% da população), 43 mil portadores de doenças crônicas, 32 mil crianças (70%), 5 mil gestantes (64%) e 1188 puérperas (85%).

A decisão da Secretaria de Saúde do Estado tem como meta imunizar 90% da população de cada grupo prioritário.

E a determinação da idade é em decorrência do número de internações por problemas respiratórios, já que a população com mais de 50 anos possui maior prevalência de doenças crônicas pulmonares.

Para o Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, a nova determinação oferece mais uma oportunidade para as pessoas se protegerem contra a Influenza.

“Temos que incentivar as pessoas a irem se vacinar. A dose pode prevenir diversos tipos de doenças respiratórias e imunizar contra todos os tipos de vírus da gripe. A população tem que se conscientizar a aderir à campanha, a prevenção é sempre muito mais eficiente do que qualquer medicamento para gripe”, ressaltou Reple.

Para receber a vacina é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.

Os portadores de doenças crônicas devem levar um comprovante médico.

Já a população dos novos grupos deve apresentar o crachá de trabalho.

Todas as 34 UBS´s (Unidade Básica de Saúde) do município dispõem da vacina e o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

MAUÁ

A Prefeitura de Mauá já vacinou 90 mil munícipes contra a gripe. Os pacientes vacinados integram os grupos prioritários.

O número de doses aplicadas já superou a meta do Ministério da Saúde que estabelecia que a cidade devia vacinar 73 mil munícipes.

A Prefeitura liberou nesta segunda-feira (26/6/17) a vacina para pessoas entre 50 e 54 anos de idade.

A liberação segue determinação do Governo do Estado, que estabelece prioridades de acordo com o risco de evolução da gripe causar complicações, como pneumonia e internação hospitalar.

Foi liberada a vacinação também para motoristas e cobradores de ônibus e taxistas.

Além desse grupo, profissionais da saúde, que lidam com idosos e com população de rua, além de quem trabalha com Defesa Civil, Polícia e Assistência Social também podem receber a vacinação.

Completam o grupo crianças até cinco anos, gestantes, idosos e doentes crônicos (com doenças como diabetes e asma).

A maior adesão à campanha veio por parte das mulheres que estão em puerpério (pós-parto).

Na cidade, era prevista a imunização de 715 mulheres, mas 769 foram vacinadas, 107%.

Na sequência aparece a população de idosos, que previa que 35.178 pessoas tomassem a vacina; até sexta-feira (23/6/17) foram 35.164 doses aplicadas dentro do grupo.

Os profissionais da saúde também compareceram em peso foram 6.900 vacinados, 90% do esperado.

Entre as crianças foram 18.663 vacinas (72% do total esperado); com as gestantes foram 2.920 (67% do previsto); fecha a lista do grupo previsto para a vacinação os profissionais da educação, com 3.182 vacinas (45% do total).

O restante de imunizações aplicadas equivalem aos grupos incluídos após o início da campanha, que prevê que policiais, profissionais da defesa civil e pessoas a partir de 50 anos possam receber a imunização. 

Os 23 Postos de Saúde da cidade participam da campanha de vacinação, que foi prorrogada até o dia 7 de julho. 

Os postos da saúde da cidade abrem de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

Foto:Roberto Mourão/Divulgação PMM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA