São Bernardo amplia doses da vacina contra febre amarela na 2ª

0
1047

A Prefeitura de São Bernardo anunciou, nesta quarta-feira (10/01/18), que irá ampliar a oferta de doses da vacina contra Febre Amarela, a partir da próxima segunda-feira (15/01/18), saltando de para o fornecimento de 750 doses, por semana, nas unidades básicas de Saúde, ante 350 doses.

A expansão também foi confirmada para o atendimento, registrando a inclusão das UBSs (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Leblon e da Vila Euclides,  no cronograma de vacinação do município – As unidades do Ferrazópolis e da Vila Dayse eram, até então, as únicas destacadas para a ação.

Os dias para a aplicação da dosagem seguem os mesmos, às segundas, terças e quintas-feiras.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, explicou que o município está tomando todas as medidas necessárias para o combate à doença. “Apesar de a cidade não ser considerada área de risco, estamos em alerta. A partir de segunda-feira, as UBS Vila Euclides e UBS Leblon também irão fornecer a imunização contra a febre amarela, em dias e horários pré-determinados.”, explicou Morando.

Secretário de Saúde do município, Dr. Geraldo Reple, salientou que monitoramento da equipe técnica como prioridade de trabalho. “Estamos em contato direto com a secretaria de Saúde do Estado. Fomos convocados a participar de uma reunião, no próximo dia 18, para definir um novo cronograma de imunização. São Bernardo possui estoque de vacina e o nosso objetivo é vacinar todos”.

Neste primeiro momento, a imunização será realizada em crianças, acima de 9 meses, idosos (com recomendação médica) e pessoas que estão com viagens marcadas para áreas de risco.

Para receber o procedimento, os munícipes devem se deslocar às UBSs destacadas com um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Os idosos devem apresentar também uma autorização do médico.

Onde se vacinar?

UBS Ferrazópolis – Segunda e quinta – 150 senhas por dia.

Av. Fernando Ferrari, 449 – Ferrazópolis

A partir das 7h

UBS Leblon – Segunda e quinta – 100 senhas por dia

R. Ábramo Luchesi, 5 – Jardim Leblon

A partir das 8h

UBS Vila Dayse – Terça-feira – 150 senhas por dia

R. Vicente de Carvalho, 255 – Pq. São Diogo

A partir das 8h

UBS Vila Euclides – Terça-feira – 100 senhas por dia.

Rua Anunciata Gobbi, 165 – Vila Euclides

A partir das 7h

Foto: Ricardo Cassin/Divulgação PMSBC

 

Diadema

 

De 3 a 24 de fevereiro, Diadema vai integrar a relação de 52 municípios do Estado de São Paulo que participará da Campanha de Vacinação Contra Febre Amarela para imunizar a população contra a doença.

A dose será aplicada simultaneamente com o objetivo de evitar a expansão do vírus causador da febre amarela para as áreas próximas de onde há circulação.

A vacina será fracionada (0,1ml ao invés de 0,5ml, que é a dose convencional).

A diferença está no volume a ser aplicado e no tempo de proteção de vacina: a dose padrão protege por toda a vida, enquanto a fracionada dura, pelo menos, oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Biomanguinhos/Fiocruz.

Até a data de início da campanha, Diadema receberá as vacinas necessárias para aplicação. Na próxima semana, a Secretaria do Estado da Saúde passará as orientações aos profissionais da rede municipal.

Até fevereiro, é importante que a população tenha calma e apenas procure a Unidade de Saúde se for se deslocar para as áreas de transmissão. “Embora Diadema não seja considerada área de risco para a febre amarela por não ter a doença em humanos e em macacos, a campanha de vacinação será realizada como uma estratégia de prevenção para evitar o aparecimento de possíveis casos. Faremos uma ampla divulgação dos locais de vacinação e horário de funcionamento dos postos”, afirmou a coordenadora do serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD), da Coordenadoria de Vigilância à Saúde de Diadema, Cândida Rosa Alves.

Como fica

Atualmente, a vacina é disponibilizada apenas para pessoas que vão se deslocar para áreas de risco da doença em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade (Canhema, Casa Grande, Centro, Eldorado, Paineiras, Piraporinha, Promissão, Real, Reid e Serraria) em dias e horários específicos. Em 2017, mais de 11.600 pessoas se vacinaram contra a febre amarela na cidade.

Serviço:

Vacinação contra febre amarela apenas para pessoas que vão se deslocar para área de risco disponível nas seguintes UBS:

Terça-feira, às 13h.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

 

Quarta-feira, às 13h.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280 – Jardim Casa Grande.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

 

Quinta-feira, às 10h.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

 

Quinta-feira, às 13h.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque)

 

Sexta-feira, às 10h.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Promissão. Rua Prudente de Morais, 300 – Jardim Promissão.

 

Sexta-feira, às 13h.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA