Santo André e Ribeirão Pires se preparam para a Operação Volta às Aulas

0
387

A Prefeitura de Santo André deu início nesta segunda-feira (28/01/19) à Operação Volta às Aulas, que vai monitorar, orientar e fiscalizar motoristas de carros particulares, condutores de vans escolares e pedestres quanto à segurança e o respeito às leis de trânsito em vários pontos da cidade.

Serão realizadas abordagens para orientação e instalação de faixas informativas nas proximidades das instituições de ensino da cidade.

As aulas na rede municipal de ensino terão início no dia 6 de fevereiro, mas há escolas particulares que já retomaram as atividades.

As imediações de algumas escolas serão monitoradas por agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), por estarem localizadas em pontos estratégicos e de grande fluxo de veículos, para evitar que se formem gargalos no tráfego nos horários críticos de entrada e saída dos alunos.

Nestes locais serão afixadas faixas e agentes, presentes em períodos determinados de entrada e saída de alunos.

De acordo com balanço realizado pelo DET, a parada em fila dupla continua sendo a principal infração cometida pelos motoristas nesta época do ano.

Além desta, registra-se ainda o estacionamento em local proibido e ao lado de veículo que já estava em fila dupla, em cruzamento de vias sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido e o estacionamento em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Desta forma, o DET recomenda que os motoristas não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas de idosos e pessoas com deficiência e também às destinadas aos transportadores de escolares, fiquem atentos às placas de sinalização e obedeçam os limites de velocidade.

Vale reforçar ainda que, crianças menores de 10 anos deverão permanecer sempre no banco de trás e menores de sete anos devem ser transportadas em cadeirinhas ou assento de elevação, conforme legislação vigente.

A Operação Volta às Aulas faz parte da rotina do DET e, a cada ano, constata-se a melhoria do trânsito nas áreas próximas às escolas, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e regulares.

A ação será intensificada por um período de 15 dias se estendendo regularmente ao longo do ano letivo.

Em paralelo, também faz parte da Operação Volta às Aulas, ações de manutenção e melhoria na sinalização horizontal e vertical, acompanhamento e reprogramação dos planos semafóricos e implantação de focos semafóricos de pedestres.

Foto: Alex Cavanha/PSA

 

 

RIBEIRÃO PIRES

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, está trabalhando para deixar tudo pronto na volta às aulas da rede municipal de ensino, previsto para acontecer no próximo dia 4 de fevereiro.

No total, 82 gestores das unidades escolares – diretores, vice-diretores e coordenadores – participam de diversas formações entre os dias 28 e 31 de janeiro.

Na manhã desta segunda-feira, dia 28/01/19, os profissionais acompanharam palestra ministrada por Silvana Gimenes, sobre “O papel do gestor na inclusão escolar”.

Com paralisia cerebral, a palestrante contou sobre sua própria experiência na inclusão escolar e a importância do gestor nesta ação.

Graduada em Ciências Políticas e Sociais e mestre em Administração em Gestão e Regionalidade, ambos pelo IMES, Silvana trabalhou na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com políticas públicas voltadas a segmentos vulneráveis (mulheres, negros, PcD, LGBT, ciganos, indígenas, idosos, nordestinos, entre outros).

“Essas formações têm o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância do papel dos gestores no cotidiano escolar, dando ferramentas necessárias para que nossos profissionais lidem melhor com os desafios enfrentados nas escolas. Começamos com os gestores, mas a ideia é levar essas temáticas a todos os profissionais da rede municipal de ensino”, explica a secretária de Educação, Flávia Banwart.

As formações continuam durante a semana.

Nesta terça-feira, dia 29/01/19, desde  às 8h, no anfiteatro Arquimedes Ribeiro, os profissionais acompanham a palestra da coaching Silvana Girardi, com o tema “As posturas do gestor”, que aborda como o profissional deve se portar frente às diversidades com a comunidade e equipe.

No período da tarde, a partir das 14h, no mesmo local, a palestra será sobre “Legislação e Escola”, com Ricardo Yamashi.

O encerramento da programação será realizado por mais um profissional convidado.

Com o tema “Bullying”, no dia 31/01/19, a partir das 13h, na UNIESP/ FIRP – Faculdade de Ribeirão Pires, a palestra será ministrada por Nelson Rodrigo, formado em Administração pela FAENAC, em Gestão de Negócios pela Brigham Young University (EUA) e Master Coach pela Dixon Educational (EUA).

Na atividade, os gestores serão treinados para lidar com situações de agressão – como lidar com agressores, identificar sinais de liderança nos alunos, sinais de depressão e suicídio – bullying e ciberbullying, e ferramenta DISC de análise de personalidade.

Os participantes receberão certificado reconhecido pela instituição americana Dixon Educational.

Foto: Gabriel Mazzo/Divulgação PMRP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA