Santo André disponibiliza 140 vagas para acolhimento da Operação Inverno

0
77

 A Prefeitura de Santo André realiza uma força-tarefa com diversas secretarias para reforçar o acolhimento necessário a pessoas em situação de rua nesse período de inverno.

As ações integradas fazem parte da Operação Inverno.

O município disponibilizará 140 vagas para acolhimento e, em caso de necessidade, vagas emergenciais para suprir a demanda.

Representantes das secretarias se reuniram na última quinta-feira (4/07/19) para traçar estratégias conjuntas de atuação.

Uma das definições é que as equipes que fazem abordagem social receberão reforço. “Teremos das 18h às 6h mais três carros de apoio para acolhimento de pessoas em situação de rua. Para os que aceitarem auxílio realizamos a oferta de alimentação, local para banho e higiene, além de cobertores”, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Os agentes que atuam no recém-inaugurado Centro de Operações Integradas (COI), moderna central que concentra as câmeras de monitoramento da cidade, auxiliarão as equipes de abordagem na localização de pontos que possam contar com pessoas em situação de rua.

“É realmente um trabalho preventivo ao frio rigoroso que está por vir envolvendo as secretarias de Segurança, Defesa Civil  e Cidadania e Assistência Social. Fora isso, já estamos desenvolvendo na cidade campanhas como a do Agasalho, encabeçada pelo Fundo Social de Solidariedade. Mas o nosso pedido é para que a população colabore identificando casos que precisem de ajuda”, destacou o prefeito em exercício Luiz Zacarias.

A orientação para o munícipe que encontrar uma pessoa em situação de rua é entrar em contato em qualquer um dos telefones das equipes do serviço de abordagem social nos números do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Santo André: 4427-6207 e 4432-2182.

Outra opção é ligar para o COI pelo telefone 199.

Para o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Rafael Antonio Teixeira Neves, a colaboração da população é fundamental nestes casos. “Nossa função é o gerenciamento do risco e, para isso, fazemos um planejamento de controle para que, junto com todas as secretarias unidas, possamos atender a população. Nesta época o frio e a baixa da umidade relativa do ar são fatores de alerta. Para isso temos um canal para fazer uma comunicação efetiva com a população, em que alertamos os moradores. Os munícipes que também podem receber nossos SMS e mensagens via WhatsApp pelo número (11) 99584-5372, basta solicitar”, concluiu.

Campanha do Agasalho – A partir de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Santo André em parceria com o Fundo Social de São Paulo, a população pode contribuir a partir de doações nas Lojas Solidárias, localizadas nos shoppings Grand Plaza, ABC, Atrium e Shoppinho Santo André.

Além dos mais de 330 pontos espalhados pela cidade, inclusive na Rádio ABC.

 

Foto: Alex Cavanha/PSA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA