Santo André assina convênio com empresas para turismo industrial

0
293

A Prefeitura de Santo André assinou nesta quinta-feira (5/09/19) convênio com três novas parceiras para o programa de Turismo Industrial e de Inovação.

Cervejaria Madalena, Senai A. Jacob Lafer e o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs) agora passam a fazer parte do programa, que promove visitas monitoradas em indústrias, empresas ou instituições parceiras da cidade, por intermédio do município.

Com o convênio, a Cervejaria Madalena e o Senai A. Jacob Lafer passam a integrar o quadro de empresas que podem receber visitas monitoradas, juntamente com Braskem e Unipar.

Já o Itescs será um apoiador que auxiliará na divulgação e captação de visitantes, a exemplo do que já é feito com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa).

A Rhodia Solvay está em processo de negociação avançada e também já recebe visitas experimentais. Em todos os casos, o convênio é de um ano, com possibilidade de renovação.

“Acreditamos no crescimento deste programa e incentivamos cada vez mais. Este tipo de trabalho faz com que tanto as empresas, quanto os visitantes, se desenvolvam, entendendo mais dos processos e buscando conhecimento. Assim, a cada passo, o desenvolvimento se torna natural gerando mais empregos e renda para a população”, disse o prefeito Paulo Serra.

“Muita alegria de poder assinar com estes novos parceiros. A Madalena, por exemplo, é genuinamente andreense e gera, entre diretos e indiretos, cerca de 150 empregos. Com certeza os visitantes vão gostar do que conhecerão”, comentou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Fundada em janeiro de 2012, a Madalena é uma cervejaria artesanal localizada no bairro Santa Maria. No local, os visitantes poderão realizar visitas monitoradas com acompanhamento de sommelier para conhecer o processo de produção da cerveja, os ingredientes e realizar degustações.

Referência na formação de trabalhadores qualificados para a indústria, o Senai A. Jacob Lafer tem excelência na infraestrutura oferecida aos alunos.

Com a visita, poderão ser acompanhadas de perto as dependências, laboratórios, maquinários e equipamentos da instituição.

O local é considerado um Centro Modelo de Educação pelo Departamento Nacional do Senai.

Já o Itescs é uma associação sem fins lucrativos voltada à pesquisa e ao estudo da Tecnologia da Informação, com o objetivo de alavancar negócios para as empresas e gerar trabalho e renda para os cidadãos.

Com os serviços, a instituição orienta os empresários da região, oferece ferramentas e recursos para aumentar suas receitas e, com isso, colabora para o crescimento dos municípios.

Turismo Industrial e de Inovação – Ao todo, o Turismo Industrial e de Inovação de Santo André já recebeu cerca de 230 visitantes em 13 ações, sendo 12 pilotos e uma oficial, realizada em julho.

A ação visa estimular visitas monitoradas às indústrias, empresas ou instituições parceiras.

Os empreendedores abrem as portas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados.

As visitas ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos, elaborados pela própria empresa.

A empresa parceira define uma equipe responsável e as áreas a serem visitadas, dias e horários e o que poderá ser conhecido dos processos de produção.

Este trabalho reúne uma excelente opção para desenvolver empresas e regiões, trazendo a promoção e fortalecimento da marca das empresas, estreitando a relação das empresas com clientes, fornecedores, estudantes, professores e pesquisadores e ainda criando roteiros turísticos permanentes de negócios que envolvam vários segmentos e interesses do público, como a história, a cultura e a gastronomia locais.

A empresa/instituição que tiver interesse em participar do projeto “Turismo Industrial e de Inovação Santo André” e obter maiores informações, poderá entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, por meio do e-mail: rgallino@santoandre.sp.gov.br ou pelos telefones: 4433-0752 e 4433-0198.

 

Fotos: Angelo Baima/PSA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA