Sabina festeja 50 anos da chegada do Homem na Lua

0
442

No dia 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins pousaram o módulo lunar “Eagle” (Águia) no solo da Lua. Neil Armstrong foi o primeiro a descer da nave, eternizando um momento que encantou o mundo há exatos 50 anos.

Para festejar essa incrível conquista, o Planetário e Cinedome de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, preparou uma programação especial que começa às 19h de sábado (20/07/19) e segue até a madrugada de domingo (21/07/19), com palestras, sessões do Planetário, exposição inédita e até observação noturna do céu.

A entrada custa R$ 10.

A abertura da exposição “Um Grande Passo: 50 anos do Homem à Lua”, abre a programação, às 19h, trazendo objetos relativos ao acontecimento, como fotos e revistas da época, áudios que descrevem o momento da chegada ao satélite, objetos de astronáutica e muito mais.

Às 20h, os visitantes vão poder tirar fotos “segurando” a Lua, utilizando um jogo de luz e sombra, na sala de projeções.

Também neste horário terá início a oficina “cenário lunar”, voltada para o público infantil.

Às 20h30, o astrônomo Prof. Dr. Marcos Calil fará uma palestra sobre a chegada do homem à Lua, e às 21h30, será possível assistir a sessão “O surgimento da Era Espacial”.

Em seguida, às 22h30, o céu do dia 20 de julho de 1969 será projetado na cúpula do Planetário e Calil fará o reconhecimento dos astros que podiam ser visto naquela noite.

Às 23h30 acontece nova sessão no Planetário, desta vez do filme “ A conquista de um sonho”, com opção de audiodescrição para deficientes visuais.

Enquanto isso, na área externa da Sabina Escola Parque, no Núcleo de Observação do Céu (NOC), terá início às 20h, a observação do céu noturno com os telescópios e binóculos.

A partir da meia-noite uma palestra da professora Jéssica Resterich, mestranda em ensino de astronomia, abordará o tema “A Lua e seus mitos”.

O Planetário e Cinedome de Santo André fica na rua Juquiá, altura do número 135, na Vila Eldízia.

 

Programação interna:

19h – Inauguração da exposição “Um Grande passo: 50 anos do homem à Lua”;

19h às 0h30 – Laboratório Astronômico aberto à visitação;

20h – Foto com a Lua na sala de projeção;

20h às 21h30 – Oficina “cenário lunar”

20h30 – Palestra sobre a ida do homem à Lua com o Prof. Dr. Marcos R. Calil;

21h30 – Sessão “ O Surgimento da era espacial”;

22h30 – Reconhecimento do céu de 20 de julho de 1.969 com o prof. Me. Marcos Pedroso; 23H30 – Sessão “A conquista de um Sonho”. (audiodescrição aberta).

Programação externa:

20h às 0h30 – Observação do céu noturno com telescópios e binóculos. (A atividade será suspensa em caso de chuva)

0h – Palestra “  Lua e seus mitos” com a Prof.ª Jéssica Resterich, mestranda em ensino de astronomia.

Serviço:

Comemoração dos 50 anos da chegada do homem na Lua – Planetário e Cinedome de Santo André

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)

Data: 20 de julho, a partir das 19h

Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.

Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos.

A Sabina Escola Parque do Conhecimento estará fechada.

Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA