Sabesp inicia primeira obra para tratamento de esgoto em SA

0
288

A Sabesp e a Prefeitura de Santo André lançaram nesta segunda-feira (25/11/19) mais uma obra para melhorar as condições do saneamento do município e levar mais qualidade de vida à população.

A companhia estadual iniciou a interligação de redes de esgoto que vão beneficiar 35,2 mil moradores dos bairros Parque Marajoara, Cidade São Jorge, Santa Teresinha, Vila São Pedro, Bangu, Parque das Nações, Vila Curuçá e Parque Jaçatuba, levando cerca de 12 mil imóveis para tratamento o esgoto.

Esta é a primeira obra de esgoto iniciada pela Sabesp em Santo André e terá impacto positivo direto no meio ambiente, contribuindo para o Projeto Tietê, ao reduzir o volume de esgoto que chega ao principal rio paulista através do rio Tamanduateí.

As interligações vão levar para tratamento 77 litros de esgoto por segundo, elevando em quase sete pontos percentuais o índice de esgoto tratado no município, que vai passar de 44,6% para 51,4%.

O início das obras foi acompanhado pelo prefeito Paulo Serra e pelo superintendente da Unidade de Negócio Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza. “As obras são fruto do novo modelo de gestão que está acabando com a falta de água e levando saneamento básico às regiões da cidade. As intervenções protegem o meio ambiente, ao evitar que o esgoto chegue em córregos e, consequentemente, polua o rio Tamanduateí. É uma grande conquista para Santo André e para a nossa gente”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Os trabalhos ocorrem na sub-bacia de esgotamento do córrego Itrapoã, na avenida Marginal Itrapoã com avenida São Paulo, com a interligação de 130 metros de rede ao sistema de interceptação.

A outra frente de trabalho fica na sub-bacia do córrego Comprido, na avenida dos Estados, altura do nº 3.001, com a implantação de 500 metros de rede da praça Cecília Meireles até a praça Samuel Castro Neves.

A Sabesp está investindo R$ 450 mil na execução das interligações e deve concluir os trabalhos até o final de janeiro de 2020.

O empreendimento faz parte do terceiro conjunto de obras da empresa em Santo André. O pacote prevê obras do programa Água Legal e a implantação de redes de água no Parque Andreense e no Jardim Clube de Campo. O Água Legal é o programa da Sabesp que leva estrutura de abastecimento a moradores de áreas irregulares, após obtenção das autorizações legais necessárias. A partir de 5 de dezembro as obras do programa terão início nos núcleos Gregório de Matos, Cidade São Jorge, Capuava e Portelinha, entre outras áreas, beneficiando 80 mil pessoas.

 

Fotos: Alex Cavanha/PSA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA