Sábado é dia de CTM Solidário no Parque Salvador Arena, em SBC

0
324

O Parque Salvador Arena recebe, no próximo sábado, dia 19 de outubro, uma programação gratuita para todas as idades, composta por saraus, brincadeiras de roda, contação de histórias, recreações e diversas oficinas.

Trata-se da terceira edição do CTM Solidário no Parque, evento bienal em que alunos e professores do Colégio Termomecanica compartilham com a comunidade muito mais do que conhecimento.

A ação faz parte do CTM Solidário, projeto pedagógico que visa contribuir na formação integral de jovens do Ensino Fundamental e Médio, estudantes do Colégio Termomecanica.

Conta com um comitê de 492 alunos e, de forma inédita, teve a adesão de 25 pais voluntários.

Em cada edição uma ONG é escolhida para receber o projeto e a desta é o Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe, entidade sem fins lucrativos, que atende 150 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e suas respectivas famílias, localizado em uma área de vulnerabilidade social, em São Bernardo.

“O CTM Solidário é uma atividade que visa colaborar de forma solidária e voluntária com instituições sociais parceiras, como forma de promover a formação integral dos alunos por meio das práticas de uma cidadania ativa, tendo crianças, adolescentes, jovens e adultos como protagonistas do processo de transformação social”, explica Pablo Fabiano Carneiro, professor coordenador do projeto.

Entre 2018 e 2019, o CTM Solidário já realizou aproximadamente 35 oficinas que capacitaram 150 integrantes do Centro Comunitário, em temas como pacote Office, programação em robótica, planejamento de estudos, consumo consciente, reaproveitamento de alimentos, higienização pessoal, entre outras. “Também foram realizadas capacitações esportivas e de saraus literários. Nos próximos meses, serão abordados temas como educação sexual, cinema e fotografia, oficinas de horta suspensa e compostagem, além da entrega de uma brinquedoteca, ampliação da oficina de artesanato, brinquedos para um parque externo, e a revitalização da parte externa para a instituição, com recursos oriundos de doações e vaquinha online organizada pelos integrantes do Comitê”, complementa o professor.

A programação do CTM Solidário no Parque conta com atividades desenvolvidas voluntariamente por alunos, professores e colaboradores do Colégio e, pela primeira vez, terá a participação de pais e de integrantes da ONG escolhida no projeto.

 

Música

A abertura do evento ficará a cargo da Banda Musical, composta pelos alunos do Fundamental II do Colégio Termomecanica, que conta com repertório popular em instrumentos de sopro, percussão e é acompanhado por corpo coreográfico.

Às 11h30 está programada a entrada da Banda Som da Casa, que convidará o público presente a uma viagem pelos sucessos Disco dos anos 70 e 80.

O encerramento fica por conta de uma apresentação de dança e teatro do Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe.

 

Oficinas

Ao longo da programação, serão propostas oficinas de plantio, pelos alunos e professores do Colégio Termomecanica; de peso de porta e de dança, pelos jovens e professores do Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe; de brinquedos com materiais reciclados, que terão como facilitadores, os pais de alunos do Comitê CTM Solidário; e com a intermediação deste mesmo Comitê, uma escola de circo realizará a oficina circense de forma voluntária.

 

Literatura

Estão programados 3 saraus itinerantes durante o evento e duas sessões de contação de histórias com teatro de fantoches, idealizadas pelos alunos do Colégio Termomecanica, que inclui atividades lúdicas e manuais.

 

Durante todo o evento será realizada uma Feira de Livros, ocasião em que os visitantes podem adquirir qualquer livro disponível por 1 kg de alimento não perecível cada.

 

CTM Solidário no Parque

SERVIÇO

CTM Solidário: apresentações, atividades culturais, oficinas e feira de livros

Data: 19 de outubro de 2019

Horário: das 9h às 15h

Local: Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, que fica na Avenida Caminho do Mar, 2980 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – SP.

Classificação etária: Atividades para crianças a partir de 4 anos. Crianças menores de 12 anos, devem ter acompanhamento de responsáveis, durante as atividades.

Feira de Livros: trocas podem ser feitas por um livro em bom estado de conservação ou 1 kg de alimento não perecível (1×1).

Observação: haverá programação especial em caso de chuva

Mais informações: www.cefsa.org.br/ctmsolidario

Evento gratuito!

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA