Ribeirão Pires lança Operação Verão Seguro

0
54

A Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires lançou nesta terça-feira, dia 5/12/17, a Operação Verão Seguro (OVS), com o objetivo de reduzir os danos causados no período de chuvas fortes – entre 1º de dezembro de 2017 e 15 de março de 2018 – segundo Decreto Municipal nº 6.584 de 2015. 

A proposta da Operação é buscar envolvimento de toda a cidade que deverá estar alerta quanto aos perigos das chuvas intensas.

Envolvidos nesta ação, estão Integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs); do Jeep Clube de Ribeirão Pires; da Rádio Pérola da Serra; do Corpo de Bombeiro; da Polícia Civil e Militar; da Aciarp; e equipes das diversas secretarias da Prefeitura de Ribeirão Pires.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil da cidade, Cesar Theodoro, com a prevenção realizada corretamente antes do início do período de maior incidência de chuvas, os riscos diminuem. “Nossos agentes são treinados para realizar vistorias e orientações aos moradores, de forma a minimizarmos os efeitos causados pelas tempestades. Limpezas de vias e galerias evitam o acúmulo de sujeira nos esgotos”, declarou.

Em novembro, Ribeirão Pires participou de capacitação voltada para a Região Metropolitana de São Paulo em evento que aconteceu no Instituto Mauá, localizado em São Caetano, organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para 27 municípios.

Para a Operação Verão Seguro, a Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires dividiu os participantes em grupos de trabalho para execução das atividades previstas.

O Grupo Intersecretarial de Coordenação (GIC) gerencia todas as atividades e demandas dos demais grupos que compõem a operação; Grupo Técnico Executivo (GTE) garante celeridade e eficiência; Grupo de Mobilização Social (GMS) atende às pessoas atingidas; Grupo de Atendimento à Emergências (GAE) proporciona assistência e atendimento de acordo com a necessidade; Grupo de Ações Recuperativas (GAR) presta serviços de reconstrução das áreas atingidas; Grupo de Remoção, Refúgios e Abrigos (GRRA) acompanha as pessoas desalojadas ou desabrigadas; e Grupo Especial de Fiscalização Preventiva e Monitoramento (GEFIS) monitora e realiza providências legais quanto áreas atingidas.

Foto: Divulgação PMRP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA