Ribeirão Pires faz castração gratuita de animais

0
216

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires está dando sequência ao programa de castração gratuita de cães e gatos na cidade.

Iniciada em 2017, a ação contempla 500 animais – já cadastrados pela Prefeitura.

Neste sábado, dia 10, 120 cachorros e 40 gatos fizeram a cirurgia de castração no Centro de Controle de Zoonoses do município.

João Carlos Santos Cruz, aposentado de 56 anos, levou três cadelas para a castração. Os animais fazem parte de um grupo de 22 cachorros de rua que o morador do Parque Aliança cuida voluntariamente. “Essa é uma iniciativa muito boa. Muitas pessoas abandonam os animais. Pegam quando é pequeno e deixam quando cresce. Mas a gente tem que pensar que é uma vida”, disse.

“A castração faz parte de programa estabelecido pela Secretaria de Saúde e Higiene para o controle da população canina e felina na cidade, atendendo às diretrizes legais que norteiam a ação e também acolhendo pedido da população. Vamos dar continuidade a este trabalho, com a previsão de ampliação do número de vagas para 2018”, explicou a Secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.

Mais informações sobre os serviços do CCZ podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.

Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições.

Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas.

Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

 

Foto: Gabriel Mazzo/Divulgação PMRP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA