Região promove outro Dia D da Vacinação contra Pólio e Sarampo neste sábado

0
874

O Ministério da Saúde recomendou aos municípios que ainda não atingiram a meta de 95% do público-alvo a promover, neste sábado, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.

No ABC, São Bernardo foi a primeira cidade a anunciar que  todas as 34 Unidades Básicas da Saúde estarão abertas para a aplicação das doses.

 

SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (1º) mais um dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo, em sete unidades da rede de Atenção Básica.

A ação foi organizada a partir da autorização do Ministério da Saúde, para que os municípios que não conseguiram atingir a meta da campanha pudessem acrescentar mais um dia de imunização no final de semana.

Aplicarão a vacina, das 8h às 17h, as unidades do Centro, Vila Guiomar, Parque João Ramalho, Utinga, Vila Luzita, Jardim Carla e Centreville.

Os responsáveis devem procurar os serviços munidos de documento com foto da criança, e se possível cartão do SUS e carteira de vacinação.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.

O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.

As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Estado.

As doses são seguras e atendem rigorosos critérios de segurança para serem administradas em seres humanos.

A poliomielite ou paralisia infantil está erradicada no país, por esse motivo Santo André não tem histórico recente de casos.

No entanto, existe o risco da doença ser trazida por estrangeiros ou por pessoas que viajaram para o exterior, por exemplo.

Por esse motivo, é muito importante procurar o serviço de saúde para se vacinar.

A cobertura da campanha em Santo André registrou até o momento 52,27% (16.759 crianças) para pólio e 51,42% para sarampo (16.486 crianças).

A meta é vacinar 95% de 32.058 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, residentes do município.

UNIDADES QUE FUNCIONARÃO NO DIA 1º/09/2018 – CAMPANHA SARAMPO E PÓLIO – 2018

UNIDADE

TELEFONE

ENDEREÇO

US Centro

4437-3777

R. Campos Sales, nº 575 – Centro

US / USF Vila Guiomar

4994-0835/ 4992-8256

R: das Silveiras, nº 73 – Vila Guiomar

US Parque João Ramalho

4472-5957/ 4401-2494

R. Maragogipe, s/nº – Pq. João Ramalho

US / USF Utinga

4976-1000 /4461-0942/ 4976-1118 (público)

Alameda México, s/nº – Vl. Metalurgica

US / USF Vl Luzita

4453-5755 / 4452-1277 / 4474-6596

Av. Dom Pedro I, nº 4197 – Vl. Luzita

USF Jardim Carla

4972-6366

R. José de Alencar, s/nº – Jd. Carla

US / USF Centreville

4978-2614

R. Bezerra de Menezes, nº340 – Centreville

 

 

SÃO BERNARDO

Na busca por aumentar a imunização contra o Sarampo e a Poliomielite, a Prefeitura de São Bernardo anunciou, nesta quarta-feira (29/08/18), que irá promover um novo “Dia D” de vacinação neste sábado (01/09/18).

Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão ofertar doses, das 8h às 17h.

São Bernardo tem a meta de imunizar 95% da população, ou seja, cerca de 39 mil crianças de 1 a 4 anos.

Desde que a campanha foi lançada, dia 04 até o dia 29 de agosto, 26.769 contra a Poliomielite (67,29%) e 26.749 crianças (67,24%) foram imunizadas contra o Sarampo.

Para o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o “Dia D” representa mais uma oportunidade de imunização. “Estamos disponibilizando profissionais e horários alternativos, em prol da campanha. Temos que incentivar todos os pais a levarem os seus filhos até as unidades de saúde. A vacinação, além de proteger as crianças, também pode ser considerada um ato de amor”, disse Morando.

Já o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, salientou o empenho da cidade em proteger a público alvo da campanha.

“O município possui 559 agentes comunitários de saúde. Em todas as visitas domiciliares, os profissionais orientam as mães e verificam a caderneta de vacinação das crianças. Se existir doses faltantes, os pacientes são encaminhados até as unidades, a fim de completar a caderneta. Essas doenças estavam erradicadas e só conseguiremos mantê-las distantes da cidade, se a população aderir à vacinação”, explicou Reple.

Para participar, basta ir até um posto de vacinação, apresentar um documento com foto e a caderneta.

As crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis.

Os adultos também podem participar da campanha.

Pessoas com até 29 anos devem ter na caderneta duas doses contra o Sarampo.

Já os adultos de 30 a 59 anos, devem tomar apenas uma dose.

 

SÃO CAETANO

Pais e responsáveis de crianças com idades entre 1 ano e menores de 5 anos terão uma nova chance para imunizar os filhos contra a poliomielite e o sarampo.

Neste sábado (01/09/18), a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o terceiro Dia D de Vacinação em 13 unidades de saúde da cidade (endereços abaixo), das 8h às 17h – a campanha nacional se encerra sexta-feira (31/08/18).

Números divulgados nesta quinta-feira (30/08) apontam que foram aplicadas, desde o início de agosto, 4.256 doses contra o sarampo, o que representa 72,75% do público-alvo, e 4.355 para proteger da pólio, 74,44% do total aguardado.

Mesmo quem já foi vacinado em campanhas anteriores deve se dirigir até um dos locais abaixo com a caderneta de vacinação.

Prevenir é o melhor caminho para impedir que essas doenças voltem a atingir a população.

ENDEREÇOS

UBS Dr. Angelo Antenor Zambom (Rua Vanda, 11, Bairro Boa Vista)

UBS Caterina Dall’Anese (Rua Prates, 430, Bairro Olímpico)

UBS Darcy Sarmanho Vargas (Rua General Estilac Leal, 58, Bairro Mauá)

UBS Dolores Massei (Rua Senador Fláquer, 134, Bairro São José)

UBS João Luiz Pasqual Bonaparte (Rua Maranhão, 611, Bairro Santa Paula)

UBS Maria Corbeta Segato (Avenida Prosperidade, 671, Bairro Prosperidade)

UBS Moacir Gallina (Rua Casemiro de Abreu, 560, Bairro Cerâmica)

UBS Dr. Ivanhoé Espósito (Rua Flórida, 295, Bairro Barcelona)

Centro de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá da Silva (Rua Senador Roberto Simonsen, 282, Centro)

Centro de Especialidades Médicas (Rua Heloísa Pamplona, 269, Bairro Fundação)

UBS Amélia Richard Locatelli (Alameda João Galego, 01, Bairro Santa Maria)

Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty)

UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1153, Bairro Santa Paula)

 

MAUÁ

 A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (conhecida como paralisia infantil), voltada para todas as crianças de um ano a menores de cinco anos encerra nesta sexta-feira (31/08/18), mas terá uma ação especial no sábado, 1° de setembro.
A imunização acontecerá, exclusivamente, próximo ao Terminal Municipal de Ônibus e da Estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), das 10h às 14h.
Os documentos necessários são RG do responsável e a caderneta de vacinação da criança.
Balanço da Secretaria de Saúde de Mauá aponta que, do dia 6 de agosto, quando foi iniciada a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, até o dia 29, foram imunizadas 16.629 crianças contra o sarampo.
Esse número representa 72,2% da meta.
Já contra a poliomielite, foram aplicadas 16.685 doses.
O resultado retrata 72,5% do objetivo a ser alcançado.
A finalidade é vacinar 23.028 crianças.
A intenção do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo.
RIBEIRÃO PIRES

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Ribeirão Pires ganhou Dia “D” nesse sábado, 1º de setembro.

A Unidade Básica de Saúde do Centro (Rua Dr. Virgilio Gola, 24) aplicará doses da vacina contra as doenças, das 8h às 17h.

Até essa sexta-feira, 31/08/18, a Campanha acontece nas dez UBSs da cidade.

A medida atende recomendação do Ministério da Saúde para elevar os índices de imunização de crianças com cinco anos incompletos.

Desde o início do mês até essa quinta-feira, dia 30, Ribeirão Pires imunizou 62,98% das crianças contra a pólio e 62,91% contra o sarampo.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, reforçou a divulgação da campanha, para ampliar a cobertura de vacinação no município.

Mesmo aquelas crianças que já receberam doses das vacinas deverão comparecer à UBS para a verificação da carteirinha e se há necessidade de reforço.

Crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a poliomielite – paralisia infantil.

Para o sarampo, a vacina está disponível para moradores com idade a partir de 1 ano até os 49 anos, de acordo com a orientação de imunização para cada faixa etária.

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires alerta sobre a importância da vacinação. “Há registros do crescimento de casos das doenças, o que muito preocupa as autoridades de saúde. Essas são doenças perigosas. O sarampo, inclusive, pode matar. É fundamental que os moradores busquem orientações e esclarecimentos junto de nossas equipes. A vacinação é o meio de prevenir essas doenças e está disponível de forma gratuita em nossas UBSs”, avaliou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Sobre a poliomielite – A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus.

Pode infectar tanto crianças como adultos e causar paralisia muscular.

A transmissão ocorre pelo contato pessoa-pessoa, via fecal-oral ou oral-oral – gotículas expelidas ou ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus.

Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de forma direta por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Pode ser contraída em qualquer idade, especialmente crianças.

Entre os sintomas estão febre alta, dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e tosse.

Esquema vacinal

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente:duas doses da vacina tríplice

Adolescentes e adultos até 49 anos

·         Pessoas de 10 a 29 anos  –  duas doses da vacina tríplice

·         Pessoas de 30 a 49 anos  – uma dose da vacina tríplice viral

Unidades Básicas de Saúde:

UBS CENTRAL

Rua Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro

UBS OURO FINO 

Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

UBS SANTA LUZIA 

Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

UBS QUARTA DIVISÃO 

Estrada do Sapopemba, 5000 – Quarta Divisão

UBS JARDIM LUSO 

Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso

UBS JD. VALENTINA 

Rua Francisco Tometich, 274 – Jardim Valentina

UBS JD. CAÇULA 

Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula

UBS VILA SUELI 

Rua Antonio Zampol, 221 – Vila Sueli

UBS GUANABARA 

Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes

UBS CENTRO ALTO

Rua Aurora, 61 – Centro Alto

 

Foto: Gabriel Mazzo/Divulgação PMRP

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA