Reforma do Cine Theatro Carlos Gomes será entregue no 1º semestre de 2020

0
478

O governo Paulo Serra está se notabilizando em retomadas de obras do patrimônio histórico de Santo André.

Assim como a duplicação do viaduto Adib Chammas, agora é a vez do Cine Theatro Carlos Gomes.

Depois de 11 anos e de muita promessa para restaurar o espaço nos governos Aidan Ravin e Carlos Grana, enfim a ordem de serviço para início das obras foi assinada pelo prefeito Paulo Serra, no último sábado (23/11/19).

Um dos símbolos do centro da cidade, o local ganhará uma nova configuração e será um espaço multiuso cultural e um centro de convivência.

A secretária de Cultura, Simone Zárate, afirma que o projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa), órgão consultivo e deliberativo responsável pela fiscalização do Plano de Prevenção do Patrimônio Histórico.

Todos os objetos tombados serão preservados:

 

 

O prefeito Paulo Serra destaca que a restauração do Cine Theatro Carlos Gomes faz parte de um projeto mais amplo, de unir o calçadão Oliveira Lima:

 

 

Serão destinados R$ 5 milhões para a reforma total, desde a estrutura até as instalações elétrica, hidráulica, acústica, ar condicionado, cenário, cobertura e pisos.

Os recursos serão provenientes da própria Prefeitura, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

A previsão para conclusão é maio de 2020.

O Cine Theatro Carlos Gomes, considerado o primeiro espaço cultural da região, foi inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi na rua Coronel Oliveira Lima.

Em 1925 foi reinaugurado pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti na localização atual, onde foi construído um novo edifício com detalhes arquitetônicos neoclassicistas e instalado um medalhão retratando o perfil do músico Carlos Gomes.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA