Paranapiacaba sedia Virada Sustentável no final de semana

0
235

No próximo fim se semana, a vila de Paranapiacaba terá uma atividade diferente: a Virada Sustentável.

A iniciativa integra a programação Junho Verde da Secretaria do Meio Ambiente e terá série de atividades gratuitas como aulas abertas, oficinas de gastronomia, jardinagem e fotografia, além de um sarau.

As atividades serão realizadas na Antiga Padaria, na avenida Schnoor, s/nº, e em outros espaços da Parte Baixa da Vila. Inscrições no local, 30 minutos antes do início das atividades. Confira a programação completa a seguir.

No sábado (29/06/19) as atividades terão início às 10h30, com uma aula de yoga no espaço do Locobreque, na entrada da Parte Baixa.

A partir das 14h, no Espaço Motyrô, será realizada a oficina de torno cerâmico. O endereço é avenida Manuel Ferraz de Campos Salles, 461.

No mesmo horário, o Ateliê Casa das Corujas abrigará a oficina de brinquedos com garrafas pet. O endereço é avenida Manuel Ferraz de Campos Salles, 456.

A programação na Antiga Padaria começará às 16h, com a oficina ‘Cachaça e a biodiversidade: a construção de uma identidade brasileira’.

Em seguida serão realizadas as oficinas de graffiti e desenho, às 16h, de terrários e jardinagem, às 17h, de sucos e doces indianos, às 17h30, e de macarrão caseiro, às 18h.

O Sarau da Sustentabilidade encerrará a programação do dia, também na Antiga Padaria, das 20h às 22h.

Uma aula de Dhyana yoga abrirá a programação da virada do domingo (30), às 10h, no espaço do Locobreque.

Em seguida, às 10h30, na Antiga Padaria o chef Lucio Manosso realizará uma aula show de reaproveitamento de alimentos.

À tarde as atividades terão início às 12h30, com a oficina Empreendedorismo Sustentável.

Em seguida serão realizadas oficinas sobre Cuidados e adubagem de nativas da Mata Atlântica, às 13h, Aproveitamento de alimentos para crianças e empreendedorismo para adultos, às 13h30, Xepa sustentável e Slow Food, às 15h, e ‘Cachaça e a biodiversidade: a construção de uma identidade brasileira’, às 16h.

Ainda no domingo à tarde, às 14h, o público poderá conferir a aula de Ayuverda e Yoga.

Também a partir das 14h, a Casa 458 abrigará a oficina de roupas para bonecas com tecido reciclado, e às 15h, a de reciclagem de roupas – jeans velho, uso novo.

O endereço é Av. Manuel Ferraz de Campos Salles, 458.

Atrações locais – Além da Virada Sustentável, quem for à Vila no sábado e domingo poderá aproveitar outras atrações locais, como o Museu Castelo, antiga residência dos engenheiros-chefe da ferrovia, com visita monitorada (Caminho do Mens, s/n, ingresso R$ 3,00) e outros museus que resgatam a história local e da ferrovia.

Outras atrações são a Rota da Madeira, com percurso de 34 km, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. Partida e chegada no Locobreque; e as trilhas em meio à Mata Atlântica no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

Elas podem ser percorridas com o acompanhamento de monitores credenciados. Preços a partir de R$ 25 por pessoa. Visitas das 10h às 16h.

E a Feira Caminhos do Cambuci, com produtos elaborados com o fruto típico da Mata Atlântica, estará, no sábado e domingo, das 10h às 17h, no Antigo Mercado.

Como chegar – Para chegar à Vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5.

Após, o motorista deve pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, ele sai do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-9646).

A Virada Sustentável em Paranapiacaba integra a programação Junho Verde, da Secretaria de Meio Ambiente.

A iniciativa conta com a parceria de UIP Cambuci, Instituto AUA e Blair Criações. Confira a programação completa em:https://junhoverde2018.wixsite.com/mesdomeioambiente.

 

 

Fotos: Ricardo Trida e Helber Aggio/PSA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA