Morando: Ninguém mais do que eu está preocupado com a reabertura do comércio

0
241

A curva da pandemia da Covid-19 está em ascensão no Estado de São Paulo e no Brasil.

O novo vírus que ronda o mundo já pegou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, que chegou a ser internado na UTI por vários dias.

Hoje a cidade possui mais de 1200 casos confirmados e 160 óbitos, além de outros cinco mil em investigação.

Antes de ficar doente, o chefe do Executivo já tinha lançado várias medidas para  combater a proliferação.

Orlando Morando falou nesta quinta-feira (21/05/20) com o comunicador Ricardo Leite no programa Bom Dia ABC sobre as ações do Município, que foi considerada a segunda cidade brasileira menos vulnerável à disseminação da Covid-19, de acordo com o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim.

 

 

Em menos de 15 dias,  São Bernardo ganhou dois novos hospitais: o Anchieta e o de Urgência.

A cidade conta com quase 500 leitos, dos quais 43% estão ocupados por pacientes do coronavírus.

Entre as medidas estão a obrigatoriedade do uso de máscara, que tem a adesão de toda população desde antes do decreto; a higienização das mãos; o fechamento de espaços públicos que concentram aglomerações; a pulverização de ruas e patrimônios públicos; a redução da frota do transporte público; a distribuição de merenda em casa e de kits de alimentação e de higiene.

O prefeito Orlando Morando revelou ainda a preocupação com a reabertura do comércio:

 

 

Cerca de 300 estabelecimentos considerados não essências foram fechados pela fiscalização por descumprirem o decreto municipal.

Porém, ao mexer com vidas das pessoas, ele foi enfático: “não quero carregar na biografia a culpa de matar pessoas. Seria uma culpa para carregar eternamente. A economia é um problema, mas é possível  reconstruir. A perca de vidas não tem reconstrução, não tem volta.”

Por fim, anunciou que na próxima semana a Prefeitura vai retomar a coleta de recicláveis, que foi suspensa porque pessoas foram infectadas pelo coronavírus.

 

Acompanhe a live no Facebook da Rádio ABC:

 

Rádio ABC

Rádio ABCAo vivo na Rádio ABCPrefeito de São Bernardo, Orlando Morando atualiza as informações sobre o combate ao coronavírus na cidadeCompartilhe!Powered by Restream https://restream.io/Acompanhe a programação da ABC ao vivo!

Posted by Rádio ABC on Thursday, May 21, 2020

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA