Morando assina termo de cooperação com a Amazon para serviços de TI

0
197

Ao longo de sua história, São Bernardo foi conhecida primeiramente como a capital da indústria moveleira e, posteriormente, da indústria automobilística.

Nesta quarta-feira (12/02/20), o município começa a escrever uma nova história ao dar um passo importante para se tornar uma cidade 4.0, ao assinar um termo de cooperação com a Amazon Web Services (AWS), uma companhia da norte-americana Amazon.com, que oferece serviços de infraestrutura de TI para empresas por meio de serviços web – a chamada computação na nuvem.

O documento foi assinado pelo prefeito Orlando Morando e por Paulo Cunha, diretor geral do Setor Público da AWS para o Brasil, transformando São Bernardo na primeira cidade da Região Metropolitana a se beneficiar da colaboração com a AWS.

Esta cooperação se dará por meio do Ceitec (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológicas), criado em 2017 por esta gestão a fim de fomentar o empreendedorismo e a estruturação de negócios com veia tecnológica.

A cooperação entre as instituições oferecerá suporte, treinamento e eventos virtuais à comunidade do CEITEC, que passa a ter acesso aos conteúdos de programas globais da AWS voltados para educação, pesquisa científica e inovação, como o AWS Educate, AWS Cloud Credits for Research e o AWS EdStart.

“Trata-se de um importante legado que deixaremos para nossa cidade. É um passo importante para incentivar a educação técnica e a inovação não apenas em São Bernardo, mas no Grande ABC e em toda a Região Metropolitana. Desta forma, vamos colaborar a AWS para preparar os talentos locais e colaboraremos diretamente para aumentar a empregabilidade dos jovens e adultos da região”, afirmou o prefeito Orlando Morando, durante o ato de solenidade ocorrido no Salão Nobre do Paço Municipal, que ainda contou com a participação de representantes de grandes empresas, como Scania e Mercedes-Benz, e instituições de ensino, como a FEI e Metodista.

Paulo Cunha, diretor geral do Setor Público da AWS para o Brasil, ressaltou sua satisfação em trazer esse acordo de cooperação para São Bernardo.

Não apenas por ser uma das maiores cidades do Estado, mas por ter uma ligação especial com o município. Cunha iniciou seus estudos no Centro Universitário da FEI, antes de se transferir para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

“O Grande ABC é historicamente marcado pelos avanços na economia e a AWS acredita no potencial de São Bernardo. Juntos, o CEITEC e AWS têm um papel importante na capacitação em computação em nuvem, preparando-os para atender uma crescente demanda do mercado de tecnologia por mão de obra qualificada em áreas como Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas”, disse Cunha.

O trabalho de colaboração vai além do desenvolvimento de profissionais técnicos, mas também incentiva a inovação e o empreendedorismo em São Bernardo, por meio do AWS Activate – por onde passaram startups como Uber, Airbnb e Nubank – e do AWS EdStart, um programa de aceleração para EdTechs, as startups de tecnologia focadas em educação. As instituições de ensino que querem oferecer os benefícios dos programas da AWS para a sua comunidade acadêmica – incluindo alunos, professores e pesquisadores – devem entrar em contato com a equipe do CEITEC, que oferece o direcionamento para inclusão das atividades na grade de ensino.

Programas do acordo:

●         AWS Educate é um programa global que oferece aos alunos e docentes os recursos necessários para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem.

●         AWS Academy é dividido em duas partes: no AWS Academy Cloud Foundation, que é um curso que oferece uma visão geral dos conceitos de nuvem; e AWS Academy Cloud Architecting, um curso focado em especialização técnica em computação em nuvem.

●         AWS Cloud Credits for Research, um programa que apoia pesquisadores que queiram criar soluções baseadas em nuvem para facilitar sua pesquisa e trabalhar com suas comunidades

●         AWS EdStart é um programa de aceleração virtual para startups focadas em tecnologia voltada para educação, as chamadas EdTechs.

●         AWS Activate, um programa de relacionamento com startups, em que a AWS fornece uma infraestrutura que ajuda a escalar suas aplicações e crescer.

 

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA