Marco Zero ganha destaque na nova Praça dos Correios, em SA

0
575
A Prefeitura de Santo André entregou no último sábado (15/12/18) a completa revitalização e modernização da Praça dos Correios e o marco zero da cidade.
A Praça IV Centenário é um patrimônio tombado e o projeto de revitalização foi aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico (COMDEPHAAPASA).
Foram diversas as intervenções realizadas para que a população usufrua de mais um equipamento público com admirável conteúdo histórico, cultural e paisagístico.
Foram realizados diversas intervenções no espaço, como a manutenção e revitalização do edifício dos Correios, novo calçamento e instalação de ladrilho bandeirinha na cor ocre e branca, a mesma estampa das calçadas do centro de Santo André e da área em frente à Escola Estadual Américo Brasiliense.
Foram feitos ainda novo pavimento asfáltico e demarcação de novas vagas para o estacionamento de carros e motos, criação de novo acesso para carga e descarga, criação de novos rebaixamentos de guia com pintura de sinalização, valorização do marco zero e revisão das coordenadas geográficas com a instalação de um feixe de luz em LED.
O prefeito Paulo Serra esteve na entrega das intervenções da Praça dos Correios e destacou a importância do resgate e a valorização do símbolos da cidade. “Transformamos este espaço completamente. Antes, aqui era uma praça só no nome, pois não era utilizada como deveria. Agora, as pessoas vão visitar, andar, se sentar e aproveitar mais este equipamento público. Estamos aos poucos recuperando o orgulho do andreense, de nossos símbolos, aquele sentimento positivo da população, que é importante para o futuro que queremos construir”, destacou.
Além das melhorias citadas, a Prefeitura revitalizou a escultura em aço inox “Tie no Yoji” executada pelo artista plástico Masumi Tsuchimoto, reformulou o paisagismo com incremento de grande diversidade de vegetação, implantação de mobiliário urbano, revitalização e implantação de nova iluminação pública com luminárias em LED, recuperação estrutural e revitalização da Passarela Luso Brasileira – Américo Pinto Serra e pintura das bancas.
O prédio do Executivo também teve suas intervenções de reforço estrutural finalizadas e entregues pelo prefeito Paulo Serra.
Os serviços realizados contemplaram a recomposição, o tratamento e a proteção das estruturas das fachadas e das lajes internas do prédio, incluindo a substituição das pastilhas cerâmicas de algumas paredes externas do mesmo. Também foram aplicadas lâminas de fibra de carbono em todos os pavimentos do edifício, para reforço estrutural de todos os andares.
Além disso, foi realizada a substituição da impermeabilização da cobertura do edifício, bem como de algumas áreas das lajes externas dos térreos.
Em janeiro de 2017, no início da atual gestão, havia sido realizado apenas 43% do total global dos serviços contratados, iniciados em 2015.
O ritmo da obra também tinha sido reduzido, em decorrência da ausência de pagamentos das medições dos últimos meses de 2016, por parte da Prefeitura.
Fotos: Ricardo Trida/PSA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA