Linha 18-Bronze do ABC ficará para 2020

0
233

Promessa para melhorar parte da mobilidade do ABC Paulista, a linha 18-Bronze vai demorar mais um ano para sair do papel, ao menos.

Na manhã desta segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou aos portais especializados em mobilidade, Diário do Transporte e Via Trólebus, que os decretos que declararam de utilidade públicas as áreas que seriam desapropriadas para a construção das estações e das vigas do monotrilho venceram e que, por causa disso, o início da construção de linha não deve ficar para este ano.

“Na realidade, não houve outros projetos até o momento para a linha 18. Foram determinados estudos pelo governador João Doria pela impossibilidade do início da linha 18 pelo fato da caducidade do DUP [decreto de utilidade pública] – decreto de desapropriação. O decreto de utilidade pública [das áreas para desapropriação] tem um prazo para ser utilizado. São cinco anos. Esse decreto caducou e nós não poderemos iniciar a linha 18 até o final do ano de 2019 pela caducidade.” – disse Baldy.

A promessa inicial é de que a linha 18 seria um monotrilho que deveria estar em funcionamento entre 2014 e 2015. Mas nenhuma viga sequer foi erguida e, segundo as declarações do secretário, outras possibilidades de transportes podem ser consideradas para a ligação, como um BRT – Bus Rapid Transit, que é um corredor de ônibus com maior capacidade e velocidade que um corredor comum de ônibus.

“É um desafio que nós temos, por isso que o governador João Doria nos determinou que buscássemos alternativas, a fim de que nós possamos atender a população da região do ABC. A linha 18 é fundamental, ou se permanecer no projeto como estavam aguardando é claro a possibilidade de retomada deste novo DUP [decreto de utilidade pública] que poderá ser exercitado do final deste ano para o início do próximo, buscar estas essas alternativas como o BRT [Bus Rapid Transit] ou outro modelo para que poderíamos vetar essa caducidade ou o projeto existente.

Ouça o boletim do jornalista Adamo Bazani, no programa Bom Dia ABC, com Ricardo Leite:

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA