GCM de Diadema flagra crime ambiental no Eldorado

0
468

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), flagrou nesta segunda (22/4/19), por volta das 15h30, um caminhão basculante, com placa de São Paulo, depositando entulho em área de manancial, na rua Rio Raimundo Nonato, no Sítio Joaninha, próximo à Represa Billings, em Eldorado.

Após perícia policial, o veículo  foi apreendido e o motorista conduzido à DICMA (Delegacia de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente) para registro da ocorrência.

De acordo com o Serviço Municipal de Fiscalização Ambiental, foi lançada multa de 5.600 UFDs (Unidade Fiscal de Diadema), que equivale a R$ 21 mil, aproximadamente.

Além do pagamento da multa, o motorista do caminhão será obrigado a retirar todo o entulho despejado, sob pena de ter o valor da multa dobrado.  “Os fiscais ambientais da Prefeitura monitoram todo o município, principalmente os pontos mais críticos de deposição ilegal de entulho”, explica José Vieira Gonçalves, assistente da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema.

Guarda Ambiental

Visando combater esse tipo de agressão ao meio ambiente, como despejo clandestino de lixo e entulho em área de proteção ambiental, a Prefeitura de Diadema vai instituir a Inspetoria Regional Sul da Guarda Ambiental, ainda neste semestre.

A instituição que vai integrar ações das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Defesa Social com o objetivo de prevenir e inibir crimes ambientais.

A cidade de Diadema tem um área de 30,6 Km², sendo que 6 Km² constituem área da represa, totalizando aproximadamente 22% do território em área de manancial.

Com a nova Guarda Ambiental, a população de Diadema ganha reforço de policiamento e fiscalização ambiental 24h. “Dentro deste contexto, a demanda pelos serviços de fiscalização ambiental tem crescido a cada ano, tornando necessário incrementar ações para atendimento e preservação. Quem ganha é a nossa população e o Meio Ambiente”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Tatiana Capel.

Serviço

Denúncias sobre poluição do ar, sonora, solo, recursos hídricos, desmatamento, maus tratos a animais e outros, ligue para o Departamento de Gestão Ambiental.

Tel. 4059-7611 ou 7612 – e-mail: licenciamento@diadema.sp.gov.br

Rua Ipitá, 193, Jardim Inamar

 

Foto: Divulgação PMD

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA