GCM de Diadema apreende caminhão no Sítio Joaninha

0
1027

A Guarda Civil Municipal de Diadema (GCMD) apreendeu na última quarta(19/9), por volta das 15h30 , o caminhão basculante, marca Fiat, placa LAH-0330, de São Bernardo, que despejava clandestinamente entulho na Vila Joaninha, localizado no bairro Eldorado.

O local da apreensão (Rua Ararima, s/nº – Vila Paulina), próximo à Represa Billings, é considerado Área de Proteção e Recuperação de Manancial.

O veículo foi apreendido e levado ao Pátio de Veículos da Prefeitura, no Inamar, e o condutor recebeu uma multa no valor de  R$ 7.220,00. Ele foi encaminhado à Delegacia de Crimes Ambientais de Diadema e preso em flagrante, por crime ambiental e tentativa de suborno de agente público (no artigo 333, do Código Penal Brasileiro).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, após denúncia anônima, dois GCMs de Diadema flagraram o referido caminhão cheio de entulho na rua Ararima, nas proximidades do Cemitério Vale da Paz.

No local,  os guardas foram avisados pelos moradores de aquele veículo já havia ali despejado entulho anteriormente.

Quando os agentes fizeram a abordagem do condutor, o mesmo confirmou a denúncia dos moradores de que aquela era a terceira vez que praticava o delito.

Ao ser informado de que seu veículo seria apreendido, o homem tentou suborná-los oferecendo dinheiro.

A tentativa de suborno foi gravada pelos GCMs e, posteriormente, entregue ao Delegado de Polícia.

Ecopontos

A Prefeitura de Diadema tem investido para manter a cidade limpa. Além de manter a fiscalização ativa, a Municipalidade tem oferecido à população serviços gratuitos de coleta de entulho e bagulhos.

Só este ano, a Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SSO) já inaugurou cinco novos ecopontos que, somados aos antigos, totalizam agora nove locais apropriados para que os moradores descartem seus resíduos.

Nos próximos meses, será entregue mais um ecoponto no município.

O investimento municipal na construção desses seis novos ecopontos é de R$ 760.781,04.

Segundo a SSO, o volume de resíduos descartado pela população nos ecopontos está crescendo na cidade de Diadema.

Juntos, esses ecopontos municipais já estão recebendo cerca 1.000 toneladas, por mês, o equivalente a quase 300 caçambas de resíduos.

A população pode e deve ajudar a fiscalizar e manter a cidade limpa, denunciando o descarte irregular pelo telefone 0800-7705559. Veja abaixo a lista completa dos ecopontos municipais.

Também contribuindo para a manutenção da limpeza da cidade, a SSO tem o Programa Diadema de Cara Limpa, responsável pelo recolhimento porta a porta de entulhos e bagulhos.

Só esse ano, nos dez primeiros bairros que atendeu, o Cara Limpa recolheu 6.167,72 toneladas desses resíduos. Para tanto, foram realizadas 1.297 viagens de caminhão.

Até outubro, o Programa estará atendendo todas as ruas dos últimos bairros: Taboão e Campanário.

Para mais informações sobre o Cara Limpa, tais como a relação das ruas e seus respectivos dias de recolhimento, basta acessarwww.diadema.sp.gov.br/caralimpa .

Para que os munícipes contratem apenas caçambas credenciadas e autorizadas a coletar, transportar e descartar legalmente resíduos como entulhos e bagulhos, basta acessar a próprio site do Cara Limpa.

LISTA DOS 9 ECOPONTOS:

Os “novos” funcionam, às segundas, das 12h às 17h; e de terça a sábado, das 8h às 16h30; (OBS.: não abrem aos domingos e feriados)

– RUFINO – Estrada do Rufino, 1059 – Serraria;

– NAVAL – Avenida Corredor ABD, esquina com rua Beira Rio – Vila São José;

– ARRAIA – Rua Arraia, 50 – Eldorado;

– YAMAGATA – Rua Yamagata, 51 – Jardim Canhema

– NAÇÕES – Rua Espanha, 414 – Jardim das Nações

Os “antigos” funcionam, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h (OBS: não abrem aos sábados, domingos e feriados)

– DLU – Av. Pirâmide, 844 – Jardim Inamar;

– NOVA POP – Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista;

– CARACAS – Rua Caracas, 120 – Vila Mulford;

– ARCO ÍRIS – Rua Mozart s/nº – Jd. Arco Íris (parceria com a Ecovias)

Foto: Thiago Benedetti/Divulgação PMD

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA