Consórcio focaliza ações preventivas para temporada de chuvas

0
104

Com a aproximação da temporada de chuvas de verão, a assembleia de novembro no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta terça-feira (06/11/18), focalizou ações de prevenção contra enchentes.

Comandada pelo prefeito de Santo André e vice-presidente da autarquia, Paulo Serra – o presidente Orlando Morando cumpriu agenda em Brasília – o primeiro tema em discussão foi a apresentação do sistema de alerta do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Capital paulista para compor uma futura parceria a fim de expandir o serviço.

Os prefeitos pretendem, também, exigir um cronograma do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para a limpeza dos 19 piscinões, o que facilitará o trabalho dos Municípios.

As outras pautas do dia também envolveram o Governo de São Paulo.

Uma delas é o pagamento de 50% auxílio-aluguel às famílias removidas das áreas de risco, que segundo Paulo Serra está sendo bancada totalmente pelas Prefeituras:

 

 

Conforme Termo de Cooperação assinado com o Governo do Estado eram 630 famílias em 2014.

Levantamento  atualizado do Consórcio aponta 404 no total, sendo 247 em Santo André; 78 em Mauá; 58 em São Bernardo; 12 em Ribeirão Pires e 9 em Rio Grande da Serra.

O Consórcio aguarda ainda uma resposta do Estado sobre algumas demandas encaminhadas no primeiro semestre, que ficaram paradas  devido a Legislação eleitoral: a descentralização da Farmácia de Alto Custo do Hospital Mário Covas, em Santo André; e o compromisso de iniciar as obras da Linha 18-Bronze no ABC.

Para Paulo Serra a distribuição dos medicamentos deverá ser uma das prioridades do Governo Dória, que assume no dia 1º de janeiro de 2019:

 

 

Também foi discutido o Orçamento da autarquia para o ano que vem, cuja estimativa é de R$ 16 milhões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA