Consórcio e Governo do Estado implantam o Gamesp na região

0
732

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Secretaria Estadual de Segurança Pública reinstalaram o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de São Paulo, o Gamesp.

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (09/08/17) no Paço de São Bernardo.

O Gamesp foi regulamentado na região em 2013, mas sem efetivação de idéias e medidas de integração no que tange à segurança pública.

Dessa forma, a partir de agora as sete cidades da região poderão estabelecer  políticas públicas voltadas ao setor em parceria com o governo do Estado.

Na primeira reunião, com a presença do secretário da Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Orlando Morando, aproveitou a oportunidade para lançar as demandas já discutidas nas assembleias mensais dos prefeitos, tais como a renovação dos veículos das Guardas Civis Municipais; a aquisição de armas e de rádios-comunicadores, cuja nova lei obriga os administradores a mudarem os equipamentos antigos, o que  irá gerar um gasto de R$ 20 milhões.

O secretário adiantou que a partir de 2018 vai ser possível a formalização de convênios com os municípios e o Estado para a ampliação da frota de veículos.

E não descartou que após a compra de armas para as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica as usadas sejam repassadas para as cidades.

Sobre os rádios-comunicadores, Mágino Alves Barbosa Filho, lembrou que a situação do Estado é semelhante aos municípios, porque também terão que adquirir equipamentos digitais:

O Gamesp ficará sob a coordenação do secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado, Sérgio Turra Sobrane.

Logo após o evento, Orlando Morando viajou para Brasília, onde foi buscar linhas de financiamento para obras de infraestrutura, mobilidade urbana e corredores de São Bernardo.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA