Campanha Eco Óleo, em SBC, está prestes a atingir a meta de 60 mil litros

0
218

Com 300 postos para coleta distribuídos por todo o município, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, reforçou a Campanha Eco Óleo – pela entrega correta do óleo de cozinha usado – há pouco mais de um mês, anunciando assim a segunda fase dessa empreitada que tem uma meta já próxima de ser atingida: 60 mil litros.

Até o momento, a iniciativa já acumulou 40 mil litros do produto só nesta segunda fase, ultrapassando as expectativas iniciais da Prefeitura que, para dar um fôlego a mais à causa organizou o “Dia D” da Campanha, contando com empenho a mais das Secretarias do Paço e Autarquias da cidade para realçar a importância dessa mobilização ambiental.

Com isso, a Eco Óleo registrou mais um índice único em São Bernardo: 15 mil litros recebidos em um só dia, registrado nesta segunda-feira (25/11/19).

“Prática recorrente nesta gestão é nossa atuação em equipe, visando sempre resultados melhores. Essa campanha pela coleta correta do óleo de cozinha usado é mais um exemplo dessa estratégia. E como mostra os resultados continua dando muito certo. Sobretudo, esse movimento da campanha está sendo muito gratificante. Estamos incorporando um novo e, por certo, novo hábito à rotina de todos: o de separar e destinar de maneira correta esse óleo já utilizado”, afirma o prefeito.

O Dia D trouxe uma movimentação pouco comum à Esplanada do Paço, mas também a outros pontos de coleta, como o Ginásio Poliesportivo, Secretaria de Educação, Subprefeitura do Riacho Grande, entre outros que ao longo do dia receberam inúmeros recipientes plásticos, repletos do óleo de cozinha usado de munícipes de todas as regiões da cidade.

Junto ao Paço, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente concentraram boa parte de todo o montante recebido ao longo do dia, chegando a lotar a carroceria de um caminhão, além de outros inúmeros galões.

“Os exemplos arrastam e mobilizam de maneira muito mais prática, por isso nos distribuímos para sensibilizarmos estabelecimentos comerciais, indústrias, vizinhos e, inclusive, nossos colegas de secretarias por todo a Prefeitura para a entrega desse material à Campanha. Mas mais que isso, à mudar a prática de jogar fora esse óleo que muito polui a água e o solo. De quebra, esse Dia D está nos permitindo elevar nosso índice de arrecadação para a Eco Óleo”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami.

Em sintonia com o movimento, José Carlos Pagliuca, secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, também acompanhou a entrega de diversos galões maiores, entregues ao longo do dia, na Esplanada.

“Mais que ativar essa ação, ao irmos às ruas e reforçarmos isso dentro de casa, na vizinhança, mostramos de forma clara que essa campanha mostra uma mudança de conduta, tornando-nos também responsáveis pela preservação das nossas águas, mesmo que seja a partir do simples ato de destinar o óleo de cozinha ao ponto de coleta e não mais no ralo da pia, por exemplo”, explica.

A ação “Eco Óleo” ocorre em parceria com o Instituto Triângulo, seguindo até este dia 30/11, com a meta de atingir 60 mil litros desse material arrecadado, assim batendo o índice da cidade de Florianópolis, que até o momento mantém esse recorde.

A lista completa dos postos de coleta está disponível no link https://bit.ly/2XLREj8.

 

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA