Campanha contra a Gripe tem Dia D neste sábado

0
642

Neste sábado (12/05/18) o país inteiro estará mobilizado para a vacinação contra a gripe. Isso porque será o Dia D da campanha, que tem o objetivo de proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves dessa doença.

Por isso , 65 mil postos de vacinação de todos os estados ficarão abertos durante o sábado para intensificar a ação, uma vez que a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 54 milhões de pessoas até 1º de junho, mas até agora apenas 11 milhões de pessoas receberam a vacina em todo o país. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, quem for ao posto de saúde pode aproveitar para completar o calendário de vacinas que estiverem faltando.

“Se você não tem nenhuma contra indicação nem para a vacina da gripe e nem para outra vacina que está no calendário, você pode tomar várias vacinas, inclusive, no mesmo dia a não ser que você tenha uma contra indicação individual, que aí o profissional de saúde vai poder avaliar naquele momento se essa contra indicação que você tem para outro tipo de vacina, se você pode tomar”.

As pessoas que devem receber a vacina contra a gripe são crianças de seis meses até cinco anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores da rede pública ou privada.

 

Santo André

Neste sábado (12/05/18), todas as 27 unidades de saúde de Santo André estarão abertas para vacinação contra gripe dos grupos prioritários, das 8h às 17h.

A ação faz parte da campanha nacional de imunização, iniciada no dia 23 de abril, que até o momento imunizou 45.894 pessoas no total.

O público-alvo de 2018 em Santo André representa 163.032 pessoas.

A meta é vacinar, pelo menos, 95% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em 2017, foram imunizadas 130.380 pessoas.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, fazem parte do público-alvo crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas (o município não possui este grupo, pois são considerados somente os aldeiados), portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das escolas públicas e privadas, conforme recomendação do governo federal.

Ao procurar uma unidade de saúde, é importante levar a carteira de vacinação para o registro.

No caso dos pacientes com doenças crônicas, é indispensável levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes que fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos onde já estão cadastrados para receberem a vacina.

Caso o local onde regularmente o munícipe é atendido não tenha um posto de vacinação, o morador deve buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas na hora da vacinação.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la na unidade durante a realização da campanha.

]Há contraindicação de tomar a dose para pessoas que apresentam alergia grave a ovo ou que tenha apresentado reação anafilática em vacinação anterior.

O período para a realização da campanha foi escolhido por anteceder o inverno, época onde a doença tem maior incidência.

As doses do Ministério da Saúde são repassadas aos municípios pelo governo do Estado, gradativamente.

A vacinação contra Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações e estes são os grupos mais vulneráveis da população.

 

São Bernardo

Com o objetivo de aumentar o número de imunizações contra o vírus da Influenza, a Prefeitura de São Bernardo firmou parcerias com supermercados e shopping para o “Dia D” da Campanha, que acontece neste sábado (12/05). Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos volantes de vacinação serão montados em pontos estratégicos da cidade.

O Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, explicou que essa é uma estratégia para aproximar as pessoas da campanha.

“Infelizmente, ainda temos muitas pessoas com medo de tomar a vacina. Porém, se levarmos a campanha para ambientes que fazem parte do dia a dia, como supermercados, por exemplo, as pessoas poderão se encorajar e tomar a dose.

Assim, iremos manter esse vírus longe de nossa cidade”, explicou o chefe do Executivo.

Já o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, aproveitou para incentivar as pessoas a procurarem os postos de vacinação.

“O vírus da gripe está se modificando e a cada dia ficando mais forte. A vacina serve para proteger essa pessoa e evitar que ela fique doente. Manter uma população imunizada significa também oferecer mais qualidade de vida”, salientou.

A campanha do Ministério da Saúde defende a vacinação de grupos prioritários.

Estes grupos incluem pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e professores (da rede pública e privada).

Neste ano, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a cidade é de imunizar 159.381 pessoas.

E desde o início da campanha (23/04), 53.509 pessoas já foram vacinadas, o que representa 32,47% da população dos grupos de São Bernardo.

Para participar, basta ir até um dos postos de vacinação e apresentar um documento com foto e a carteirinha.

As crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis e os portadores de doenças crônicas, também devem apresentar um laudo médico.

O horário de funcionamento das UBS será das 8h às 17h.

Já os postos volantes irão funcionar em horários diferenciados.

 

Postos volantes de vacinação:

– Supermercado Sonda – 8h às 16h

Endereço: Av. Pereira Barreto, 1500 – Baeta Neves

– Supermercado Extra Anchieta – 8h às 16h

Endereço: R. Garcia Lorca, 301 – Paulicéia

– Supermercado COOP  – 8h às 16h

Endereço: R. Joaquim Nabuco, 277 – Centro

– Shopping Metrópole – 10h às 16h

Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200 – Centro

– Igreja da Vila União – 8h às 16h

Endereço: Avenida Laura, 56 – Jardim Laura

 

Ribeirão Pires

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, promove neste sábado, 12 de maio, o Dia “D” da vacinação contra a gripe.

Todas as Unidades Básicas de Saúde funcionarão, das 8h às 17h, para aplicar doses da vacina.

Desde o dia 23 de abril, início da campanha, foram imunizados 4.673 moradores contra a gripe.

Fazem parte dos grupos de risco que podem ser vacinados os trabalhadores da saúde; pessoas com idade a partir de 60 anos; indígenas; crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos; gestantes; puérperas com até 45 dias após o parto; pacientes diagnosticados com doenças crônicas; professores; e outros.

A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 Foto: Ricardo Cassin/divulgação PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA