Brasil registrou queda de 19% nos assassinatos em 2019

0
306

O Brasil registrou em 2019 uma queda de 19,2% nos assassinatos, na comparação com o ano anterior, segundo o monitoramento do G1.

No ano passado, houve 41.635 homicídios no país.

Em 2018 foram 51.558.

É o menor número de crimes violentos de toda a série histórica medida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública desde 2007.

Foram 10 mil mortes a menos.

 

4ª Operação São Bernardo Mais Segura

Forças policiais deflagraram nesta quinta-feira (13/02/20) a 4ª Operação São Bernardo Mais Segura, com foco no combate à criminalidade.

A ação que nesta edição teve pela primeira vez concentração de agentes e viaturas na Praça São João Batista, no bairro Rudge Ramos, mobilizou cerca de 400 agentes das policias Civil, Militar e Rodoviária, além de profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), para intensificação de rondas, bloqueios a veículos e abordagens por diversas regiões da cidade.

A ação foi acompanhada de perto pelo prefeito Orlando Morando e demais autoridades.

Iniciada às 6h, com o cumprimento de mandatos de prisão e rondas ostensivas em pontos estratégicos do município, a operação já contabiliza ao longo do dia a prisão 21 pessoas, segundo balanço preliminar divulgado às 18h pelo comando das forças policiais.

Entre os detidos estão 16 criminosos presos através de mandado cível e criminal, além de 5 flagrantes. A operação vistoriou ainda 159 motos e 85 veículos.

A ação conta com apoio de 150 veículos, além da equipe de cavalaria da Polícia Militar e do helicóptero do Águia.

“Com apoio de todas as forças policiais de São Bernardo, temos conseguido realizar mensalmente essa operação integrada, o que comprova a sinergia de todas as corporação da cidade.   A Operação São Bernardo Mais Segura é uma ação contínua da nossa gestão que reforça o compromisso do município de fortalecer a Segurança em todas as regiões”, afirmou o chefe do Executivo.

Os investimento na Segurança já resultaram nesta gestão na inauguração do COI (Centro de Operações Integradas), na sanção do maior plano de carreira da GCM, na renovação da frota e armas da corporação e na inauguração de seis  novos equipamentos públicos destinados ao reforço da segurança da população.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto, a realização dessas operações e investimento na GCM tem aumentado a sensação de segurança da população da cidade.

“As pessoas se sentem mais protegida ao ver todo o efetivo nas ruas atuando em bloqueios e cumprindo mandados de prisão”, destacou.

Para o comandante do CPA/M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana-6), coronel Renato Nery Machado, a integração das forças policiais tem permitido ainda São Bernardo reduzir significativamente indicadores criminais. “Em 2019, a cidade teve redução das principais ocorrências criminais, o que comprova o resultado dessa sinergia entre as forças policiais”.

Delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, também prestigiou a cerimônia e aproveitou seu discurso para reforçar o trabalho de inteligência desenvolvido pelas corporações. “A operação vai além do combate à criminalidade. A ação é um ato de demonstração para a sociedade que as forças de segurança estão unidas, trabalhando de forma integrada e com inteligência”.

QUEDA – Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo mostram que São Bernardo encerrou o ano de 2019 com queda nos principais indicadores de criminalidade.

Na comparação com 2018, o município reduziu os casos de latrocínio (-37%), vítimas de homicídio (-16%), roubo de veículo (-12%), roubo de carga (6%), roubo em geral (5%) e estupro (-3%).

Em 2019, a cidade também não registrou nenhuma ocorrência a roubo a banco.

 

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA