Adriana Berringer toma posse na Fundação do ABC

0
172

Médica formada há 27 anos, Adriana Berringer Stephan assumiu a presidência da Fundação do ABC, Organização Social de Saúde que gere 15 hospitais e quatro AMES (Ambulatórios Médicos de Especialidades).

A cerimônia de posse foi realizada na noite de quinta-feira (16/1/20), no anfiteatro da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André.

Ela substitui Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que ocupará a vice-presidência.

O mandato é de dois anos (biênio 2020-2021).

A nova presidente, que deixou o cargo de diretora de Saúde de São Caetano do Sul, nesta semana, foi indicada pelo prefeito José Auricchio Júnior, dentro do rodízio definido pelos municípios instituidores (Santo André, São Bernardo e São Caetano).

A Fundação do ABC possui cerca de 22 mil colaboradores, e orçamento previsto de R$ 2,4 bilhões para 2020.

Adriana recordou que quando passou a integrar a diretoria da Fundação, em 2017, o cenário era de devastação.

Credores, contas bloqueadas, execuções judiciais, contratos deficitários e necessidade urgente de uma reforma estrutural e administrativa.

O primeiro passo pela retomada da saúde financeira foi iniciar processos de cortes e medidas de saneamento.

A nova presidente afirmou que a sua missão é construir um novo padrão de governança.

“Há, ainda, muito a ser feito. Investimento na profissionalização da gestão, com adoção de ferramentas de tecnologia e informação; construção de protocolos e uniformização de condutas; capacitação de mão de obra; e amplo e intenso estreitamento com a Faculdade de Medicina do ABC (mantida da Fundação)”, ressaltou Adriana, que se emocionou ao lembrar de sua trajetória na Faculdade, hoje Centro Universitário. “Há exatos 32 anos, eu chegava nesse campus pela primeira vez, com uma alegria incontida por um grande sonho realizado.”

Também ex-aluno da Faculdade de Medicina do ABC, Auricchio projetou avanços na gestão da Fundação. “A posse da doutora Adriana na presidência nos dá a perspectiva de uma gestão fiscal responsável, plano claro de planejamento e de metas e valorização da meritocracia. O desafio será transformá-la na maior e melhor Organização Social de Saúde do Estado de São Paulo.”

Entre as demais autoridades presentes no ato, estiveram o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, e o deputado estadual Thiago Auricchio.

O governador João Doria, o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o prefeito da Capital, Bruno Covas, foram alguns dos que enviaram mensagens de congratulações a Adriana.

 

 

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA