Ações de saúde marcam mês da mulher em São Bernardo

0
496

A Prefeitura de São Bernardo dá início nesta sexta-feira (01/03/19) à programação do Mês da Mulher, com uma série de atrações que exaltam o universo feminino, entre apresentações musicais, teatrais, exposições, além de ações preventivas contra o câncer de colo de útero e de mama.

O calendário é uma extensão do Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no próximo dia 8, em homenagem às lutas femininas por melhores condições de trabalho e pelo direito de voto.

A programação de Saúde acontece entre os dias 11 e 16 de março, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atividades educativas de prevenção contra os cânceres femininos e oferta de serviços como Coleta de Citopatológico (Papanicolau).

As unidades também contarão com atividades de disseminação de informações sobre os direitos das mulheres e de combate à violência contra a mulher.

Já o calendário cultural se estende por todo o mês, com destaque para a palestra “O bug do feminismo” da escritora e professora emérita de Teoria Crítica e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Heloisa Buarque de Hollanda.

O evento acontece no dia 9 de março, das 9h às 12h, no auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425, Jardim do Mar).

As inscrições devem ser feitas pelo site: www.direitosbc.br.

Outra importante atração será o evento “Elas no Parque”, que no dia 30 de março proporcionará uma experiência especial voltada para mulheres de todas as idades.

Expositores de artesanato, esportes radicais, espaço da beleza e espaço kids com pintura facial e escultura em balões serão disponibilizados das 10h às 18h, no Parque da Juventude (Av. Armando Ítalo Setti, 65, Centro).

Para fechar o dia, haverá shows de Samba Iaiá e Gika Santos, com entrada gratuita.

Nas artes visuais, o destaque fica por conta da exposição “Obirinxá” da artista Laís Oliveira, que será aberta no dia 8, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325).

Na mostra, a mulher está representada nas recriações da iconografia da cultura yorubá.

As obras enfatizam elementos e códigos da cultura afro-brasileira, construídos nas relações sociais e históricas dos povos africanos escravizados no Brasil.

As yabás, orixás femininos, forças da natureza ou obirinxás são apresentadas em xilogravura. “Obí” significa do sexo feminino e “obìnri”, mulher.

A programação inclui ainda laboratório de Dramaturgia para Mulheres, coordenado pelo Núcleo de Experimentos em Dramaturgia.

O curso será realizado de 16 de março a 15 de junho, sempre aos sábados, na Pinacoteca.

Inscrições podem ser feitas pelo email educativo.pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br ou nedramaturgia@gmail.com.

O calendário completo do Mês da Mulher pode ser conferida no link: www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/mes-da-mulher-2019.

Foto: Gabriel Inamine/Divulgação PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA