ABC terá Dia D regional de vacinação contra febre amarela

0
3442

O segundo “Dia D” regional de vacinação contra a febre amarela no ABC acontece neste sábado (17/02/18), como parte da campanha iniciada em 25 de janeiro.

]Por articulação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a população contará com atendimento conjunto nas unidades de saúde em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A campanha está sendo realizada com a dose fracionada da vacina, conforme diretriz do Ministério da Saúde, e é aberta para toda a população, respeitando-se as indicações e contraindicações das autoridades de saúde.

Quem já recebeu a vacina anteriormente não precisa ser imunizado mais uma vez. As crianças devem levar a carteira de vacinação e estarem acompanhadas dos pais ou de um responsável. Os adultos precisam apresentar um documento com foto.

O “Dia D” é uma oportunidade para vacinar quem ainda não foi imunizado, afirma o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio e secretário da pasta em São Bernardo, Geraldo Reple. “Tomar a vacina contra febre amarela é a única forma de se proteger. Essa é uma doença extremamente perigosa e que não tem cura. A cada duas pessoas que contraem o vírus, uma delas morre”, disse Reple.

A participação do ABC na campanha de vacinação é orientada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado de São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme deverão consultar um médico e apresentar o relatório.

Não há indicação de imunização para grávidas que morem em locais sem recomendação para vacina, mulheres amamentando crianças com até seis meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas.

A transmissão urbana da febre amarela no ambiente urbano ocorre somente por meio da picada de mosquitosAedes aegypti.

Por isso, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação evitando o acúmulo de água parada em recipientes destampados, como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa.

Os macacos não transmitem a febre amarela, mas são hospedeiros da doença.

Assim como os humanos, eles são apenas vítimas do vírus.

Agredir ou matar macacos é crime previsto pela legislação ambiental e prejudica as ações preventivas.

Santo André

A Prefeitura de Santo André, dentro da campanha de vacinação “Não vacile. Vacine-se! Quem tem o brasão amarelo no peito não tem a amarela no sangue”, já imunizou 182.662 pessoas contra febre amarela.

A campanha foi iniciada no dia 25 de janeiro e vai até o dia 17 de fevereiro, quando será realizado o terceiro e último dia “D” de vacinação, em todas as unidades do município, das 8h às 17h. Fora da campanha, ou seja, antes do dia 25 de janeiro, o município já tinha vacinado 5.093 pessoas, neste ano.

É importante frisar que Santo André não registrou nenhum caso autóctone de febre amarela, e que a Secretaria de Saúde vem realizando todas as medidas preventivas de bloqueios de criadouros em casos suspeitos, além de orientação da população no que diz respeito à febre amarela e também em relação à proteção dos macacos que são tão vítimas da doença como nós.

No momento, cinco casos estão em investigação na cidade, nove foram descartados e dois casos foram confirmados, um deles sendo o óbito do senhor I. F. N., de 44 anos.

O morador da Vila Junqueira faleceu no dia 30 de janeiro de 2018, com suspeita de febre amarela.

O laudo do exame deu positivo para a doença. A vítima trabalhava como motorista entregador, esteve em Atibaia e ficou internado em São Bernardo.

O Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André realizou as ações de bloqueio no local de residência do falecido, mesmo antes da confirmação.

Outro caso confirmado foi de um munícipe (24 anos), que viajou para Atibaia.

O mesmo ficou internado em São Bernardo e se recuperou sem sequelas.

Não há registro de epizootia em Santo André, ou seja, não foram encontrados macacos mortos ou doentes por febre amarela.

Os munícipes que ainda não se vacinaram podem também, tomar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em qualquer unidade de saúde da cidade, conforme lista abaixo.

Para se vacinar, o munícipe precisa levar CPF, Cartão SUS, carteirinha de vacinação ou documento com foto.

Não é necessário comprovante de endereço, pois o acesso ao Sistema Único de Saúde é universal.

A organização das filas tem respeitado os atendimentos prioritários de pessoas portadoras de deficiência, idosos com idade superior a 60 anos e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

É importante também ressaltar que não há como avaliar se a quantidade de vacinados atende a meta, já que muitos munícipes podem ter tomado a dose completa da vacina em algum momento da vida, não sendo necessário tomar a dose novamente.

Além disso, os munícipes que trabalham em outras cidades da região podem também tomar a vacina durante o horário de trabalho, nessas outras localidades.

Relação de Unidades de Saúde de Santo André:

US (Unidade de Saúde) de Santo André:

US Bairro Paraíso – Rua Juquiá, 256 – Bairro Paraíso.

US Centreville – Rua Bezerra de Menezes, 35 – Centreville.

US Centro – Rua Campos Sales, 575 – Centro.

US Cidade São Jorge – Avenida São Paulo, 320 – Cidade São Jorge.

US Dr. Moysés Fucs – Rua Alexandreta, 180 – Jardim Santo Antonio.

US Jardim Alvorada – Rua Dr. Almenor J. Silveira, s/nº – Jardim Silveira.

US Jardim Irene – Estrada da Cata Preta, 552 – Jardim Irene.

US Parque Andreense – Avenida Ibertioga, 100 – Parque Andreense.

US Parque João Ramalho – Rua Maragogipe, s/nº – Parque João Ramalho.

US Utinga – Alameda México, s/nº – Vila Metalúrgica.

US Vila Guiomar – Rua das Silveiras, 73 – Vila Guiomar.

US Vila Helena – Avenida Andrade Neves, 1.082 – Vila Helena.

US Vila Lucinda – Rua Caconde, s/nº – Vila Lucinda.

US Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4.197 – Vila Luzita.

US Vila Palmares – Praça Áurea, 234 – Vila Palmares.

 

USF (Unidade de Saúde da Família)

USF Jardim Ana Maria – Rua Otávio Mangabeira, 331 – Jardim Ana Maria.

USF Espírito Santo – Avenida São Paulo, 320 – Cidade São Jorge.

USF Jardim Carla – Rua Lopes Trovão, s/nº – Jardim Carla.

USF Jardim Irene II – Rua Levy de Souza, 3 – Jardim Irene II.

USF Jardim Santo Alberto – Rua Almada, 745 – Jardim Santo Alberto.

USF Jardim Santo André – Rua Sete, s/nº – Jardim Santo André.

USF Jardim Sorocaba – Avenida Sorocaba, 935/945 – Jardim Sorocaba.

USF/PA (Pronto Atendimento) Paranapiacaba – Rua Rodrigues Alves, 29 – Paranapiacaba.

USF Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5151 – Parque Miami.

USF Recreio da Borda do Campo – Avenida Mico Leão Dourado, 2452 – Recreio da Borda do Campo.

USF Valparaíso – Rua Andradina, 471 – Bairro Valparaíso.

USF Vila Linda – Rua Embaré, 97 – Vila Linda.

 

 

São Bernardo

Em alinhamento a decisão de proteger a população, a Prefeitura de São Bernardo confirmou a prorrogação da campanha de vacinação contra a Febre Amarela.

Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuarão a ofertar doses da vacina, em continuidade a campanha formalizada entre 25/01 a 17/0/18.

Assim, na segunda-feira (19/02/18), a aplicação do procedimento ocorrerá normalmente nas UBS e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) atá perdurar o estoque de 707 mil doses.

Como reforço da campanha, o município também vai participar do segundo dia nacional de vacinação, o “Dia D”.

No sábado (17/02/18) todas as 34 UBS, as 9 UPAs, supermercados, shoppings e o Poupatempo estarão vacinando à população.

Além disso, serão aplicadas também doses casa a casa nos bairros Batistini, Jardim Palermo, União, Orquídeas, Riacho Grande, Finco e Santa Cruz.

Cerca de 1.300 funcionários da Saúde foram convocados para atender a todos. O principal objetivo do município é ampliar a procura pela dose e se aproximar da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de imunizar 90% da população.

“Prorrogamos a volta as aulas a fim de aproximar a vacinação da casa das pessoas. Em 5 dias, imunizamos mais de 25 mil pessoas nos postos implantados dentro das escolas municipais. Além disso, estamos promovendo vacinação casa a casa, nas empresas e realizando todo bloqueio vacinal para impedir que o mosquito se aproxime. A nossa meta é deixar essa doença fique longe do município”, disse o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Ao todo, 269.432 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus, o que representa apenas 38% da população. Com a baixa procura, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, enfatizou sobre a conscientização.

“A Febre Amarela é uma doença extremamente perigosa. A cada duas pessoas que contraem o vírus, uma morre. A vacina é única forma de proteger a população. Por isso, aproveite essa oportunidade, leve toda a sua família até os postos de saúde. Nós não podemos deixar uma doença como essa chegar até nossa cidade, não queremos ver ninguém morrendo por causa dela”, salientou Reple

Para participar da campanha, basta ir até um dos postos de vacinação e apresentar um documento com foto.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentarem a carteirinha de vacinação.

Onde se vacinar??

34 Unidades Básicas de Saúde (8h – 17h)
9 UPAS (24h)
Supermercado Sonda (7h às 16h) – Baeta Neves
Supermercado Coop (7h às 16h) – Centro
Supermercado Extra Anchieta (7h às 16) – Paulicéia
Supermercado Carrefour Vergueiro (7h às 16h) – Jardim Três Marias
Supermercado Carrefour Taboão (7h às 16h) – Taboão
Shopping São Bernardo Plaza (10h às 16h) – Ferrazópolis
Shopping Metrópole (10h às 16h) – Centro
Poupa Tempo (8h às 13h)

 

São Caetano

Do início da campanha (25/01/18), até  15/02/18, foram ministradas 60.023 doses da vacina, o que corresponde a aproximadamente 63,56% de abrangência do público-alvo, já que a meta do Grupo de Vigilância Epidemiológica é vacinar 95% do público alvo (89.713 pessoas).

Temos seis casos em investigação: dois de São Caetano e quatro de São Paulo. Todos já receberam alta. Há pouca probabilidade de serem positivos.

A campanha vai acontecer até o dia 23/02 (sexta-feira). Vamos manter a vacinação normalmente após esta data em dias e horários normais nos Centros de Saúde e no Atende Fácil para Certificado Internacional. (Atende Fácil: Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro)

A campanha de distribuição das doses fracionadas de febre amarela acontece nas 13 unidades de Saúde do município, que atendem das 8h às 16h30.

Em três centros de saúde o atendimento está estendido até às 20h: na UBS Amélia Richard Locatelli (Alameda João Galego, 01, no Bairro Santa Maria), Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, no Bairro Nova Gerty) e UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1153, no Bairro Santa Paula).

Haverá atendimento no dia 17 de fevereiro, o segundo dia “D” da campanha, em todos os postos de vacinação, nos mesmos locais e horários.

Unidades de Saúde:

UBS Amélia Richard Locatelli (Alameda João Galego, 01 – Bairro Santa Maria)

UBS Dr. Angelo Antenor Zambom (Rua Vanda, 11, Bairro Boa Vista)

UBS Caterina Dall’Anese (Rua Prates, 430, Bairro Olímpico)

UBS Darcy Sarmanho Vargas (Rua General Estilac Leal, 58, Bairro Mauá)

UBS Dolores Massei (Rua Senador Fláquer, 134, Bairro São José)

UBS João Luiz Pasqual Bonaparte (Rua Maranhão, 611, Bairro Santa Paula)

UBS Maria Corbeta Segato (Avenida Prosperidade, 671, Bairro Prosperidade)

UBS Moacir Gallina (Rua Casemiro de Abreu, 560, Bairro Cerâmica)

UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153, Bairro Oswaldo Cruz)

UBS Dr. Ivanhoé Esposito (Rua Flórida, 295, Bairro Barcelona)

Centro de Saúde Doutor Manoel Augusto Pirajá da Silva (Rua Senador Roberto Simonsen, 282, Centro)

Centro de Especialidades Médicas (Rua Heloisa Pamplona, 269, Bairro Fundação)

Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty)

 

Diadema

A Prefeitura de Diadema vai realizar no próximo sábado, dia 17//18, o último dia da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando exclusivamente para vacinação das 8h às 17h.

Para se vacinar é necessário levar RG, cartão do SUS e carteira de vacinação.

A vacina aplicada será fracionada (0,1ml ao invés de 0,5ml), protegendo o munícipe por oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Biomanguinhos/Fiocruz.

“A Febre Amarela é uma doença grave e de cada 10 pessoas que tem a doença, quatro morrem. A vacinação é importantíssima e sábado será o último “D”. Reforçamos para que todos os moradores que ainda não se vacinaram, procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima”, comentou o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Sartori.

Diadema vacinou até o momento 163.059 pessoas, o que representa 39% da população. Não há caso de febre amarela na cidade, inclusive nos últimos anos.

 A informação foi divulgada na quinta-feira durante a última reunião da Sala de Situação, criada para acompanhamento das ações de vacina e prevenção da febre amarela na cidade, com a participação do prefeito em exercício, Márcio da Farmácia, e equipe técnica da Saúde.

Além da aplicação da dose nas 20 UBS, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e das Unidades das regiões Paineiras, Reid, Maria Tereza, Eldorado, Paulina, Sítio Joaninha e Sítio Caqui, visitaram 1.473 residências para reforçar a orientação sobre a importância de preservação do macaco e incentivar a vacinação.

A febre amarela silvestre é uma doença viral transmitida apenas pela picada de mosquitos do gêneroHaemagogus e Sabethes comuns em mata.

Caso encontre algum macaco, a orientação é não mexer, nem transportar o animal do local e ligar imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses no telefone 0800 7710 963 ou para a Defesa Civil de Diadema 4043-6330 para as devidas providências.

Serviço:

Postos de Vacinação

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280.

UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.

UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar

UBS Maria Tereza. Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.

UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.

UBS Nogueira. Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.

UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque)

UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.

UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

 

Mauá

A Prefeitura de Mauá criou mais uma ferramenta para aumentar o número de pessoas imunizadas contra a Febre Amarela na cidade.

A partir desta quinta-feira (15/02/18), uma van da Secretaria de Saúde está percorrendo de forma estratégica regiões do município que possam apresentar condições propícias a contaminação da doença para aplicar as vacinas de porta em porta na população.

O primeiro bairro a receber a campanha itinerante de vacinação foi o Feital, onde a van deverá ficar até sexta-feira (16). O local foi escolhido por estar próximo às áreas de vegetação, onde há maior risco de contaminação da doença.

Essa é uma iniciativa que criamos para aumentar o número de pessoas imunizadas em Mauá, de modo que a Febre Amarela continue longe de nossa cidade. O trabalho preventivo é fundamental para garantir a saúde de todos”, comenta o prefeito Atila Jacomussi, reiterando que nunca houve nenhum caso confirmado da doença no município.

A equipe responsável pela vacinação itinerante é composta por um motorista, agentes comunitários, técnico de enfermagem e enfermeiro.

Os profissionais percorrem as casas e verificam as carteiras de imunização dos moradores.

Quem ainda não tiver tomado a vacina é convidado a receber uma dose da vacina contra a Febre Amarela.

Campanha nas UBSs

Desde o dia 25 de janeiro, todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá estão vacinando contra a Febre Amarela.

Até a última sexta-feira (9/02/18), 88.297 pessoas foram imunizadas no município. Desse total, 61.116 cidadãos têm entre 15 e 59 anos, o que equivale a 69,22% do total.

Outras 20.735 pessoas vacinadas (23,48%) têm até 14 anos. Por fim, 6.446 pessoas com mais de 60 anos se vacinaram, o equivalente a 7,3%.

A UBS São João foi a que aplicou maior quantidade de doses: 7.455, seguida por Zaíra II (6.784), Feital (5.836), Parque São Vicente (5.756), Magini (5.560) e Santista (5.461).

No próximo sábado (17), será realizado o segundo Dia D da Vacinação contra a Febre Amarela em Mauá. Todas as UBSs funcionarão das 8h às 17h.

 

Ribeirão Pires

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, intensificará a campanha de vacinação contra a Febre Amarela, neste sábado, dia 17 de fevereiro, com postos volantes em diversos pontos da cidade.

Serão, ao todo, dois postos volantes que funcionarão em mais 11 locais de vacinação, em horários pré-determinados; além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que também estarão vacinando contra a doença, das 8h às 17h, em mais um Dia “D” da campanha.

Desde o dia 25 de janeiro até o dia 15 de fevereiro foram imunizados 22.823 munícipes. Hoje e amanhã, dias 14 e 15, a vacinação acontece, também, no Terminal Rodoviário, das 7h às 21h, conforme indicações e contraindicações de aplicação do Ministério da Saúde.

Moradores que irão viajar para o exterior, e precisam receber a dose integral da vacina, devem apresentar comprovante de viagem na UBS, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Estado.

Cronograma dos postos volantes:

Posto Volante I

8h10 às 9h – Bar do Mauro (Rua Itatiaia, 181 – Jardim Bandeirante)

9h10 às 10h – Bar do Paulinho (Avenida Florida, 71 – Jardim Santista)

10h10 às 11h – Bar do José Batista (Estrada Vereador Aroldo Neves, 1806 – Pouso Alegre)

11h10 às 12h – Bar do Clovis (Rua Cafelândia, 365 – Estância Santista)

13h30 às 14h30 – Associação União Espirita (Rua Kanji Miyasaki, 10 – Jardim dos Eucaliptos)

14h50 às 15h50 – Rua Casemiro Rocha Orosco, 95 – Rancho Alegre

Posto Volante II

8h às 9h30 – Bar da Maria (Estrada da Varginha, 445 – Jardim Califórnia / Ouro Fino)

9h40 às 10h40 – Mercearia do Tião (Rua Andaraí, 201 Jardim Aprazível)

10h50 às 11h50 – Associação Esportiva KM 04 (Rua Dos Coroados, 07 – Jardim Aprazível)

12h às 13h – Bar do Davilson (Rua Estrela do Mar, 73 – Ouro Fino)

14h às 15h30 – Bar do Zito (Rua Viçosa, 03 – Pouso Alegre)

Indicações da vacina – recomendações para casos específicos:

Gestantes – podem tomar se forem para área de risco, onde há casos confirmados da doença.

Crianças de 9 meses até dois anos (incompletos) – deverão tomar a dose integral.

Mães amamentando – se forem para área de risco, deverão tomar a vacina e suspender o aleitamento pelo período de 10 dias após receber a dose.

Idosos – Poderão tomar a vacina sem apresentar relatório médico, desde que estejam em bom estado de saúde. Se apresentarem problemas como diabetes, hipertensão arterial ou outra doença, deverão consultar médico e apresentar o relatório na UBS.

Contraindicações – NÃO DEVEM TOMAR A VACINA:

Gestantes que não forem para áreas de risco;

Crianças menores de 9 meses;

Mães que estiverem amamentando bebês de até seis meses de vida e não forem para áreas de risco;

Idosos com problemas de saúde;

Moradores que usam corticóides (mais de 2 mg/Kg por dia), imunossuprimidos, com alergia à proteína do ovo ou em tratamento quimeoterápico.

 

Foto: Gabriel Inamine/Divulgação PMSBC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA